GPS Brasília comscore

Migração para os EUA eleva fluxo de dinheiro para a Nicarágua

Os EUA registraram um aumento de 50% do envio de remessas de dinheiro para a Nicarágua em 2022, um reflexo da migração de milhares de nicaraguenses para o território americano nos últimos dois anos. Depois que o governo de Daniel Ortega passou a intensificar a repressão à oposição, em 2021, a inflação global afetou o poder de compra das famílias e as oportunidades de emprego permanecem limitadas. **Por isso, muitos partem na esperança de uma vida economicamente melhor**.

A onda de nicaraguenses nos EUA explica em parte por que o governo de Joe Biden anunciou em janeiro que começaria a barrá-los na fronteira se eles realizassem os **pedidos de asilo** online. Desde então, o volume de migrantes começou a cair bruscamente.

Mas os que estavam nos EUA antes da nova política **ajudam a manter a economia da Nicarágua em funcionamento, com remessas familiares que somaram US$ 3,2 bilhões no ano passado**.

Para o economista Enrique Sáenz, esse salto de remessas entre os dois países só pode ser **explicado pelo aumento de migrantes**. “_A imigração se tornou a principal política macroeconômica (do presidente Daniel Ortega) e a principal política social_”, disse Sainz.

**O governo cada vez mais autoritário de Ortega** sofreu sanções dos EUA e da Europa. As medidas foram direcionadas às pessoas próximas ao presidente e a membros do governo, para evitar que as dificuldades econômicas do país sejam agravadas e afetem ainda mais a vida dos nicaraguenses.

**Recorde**

Apesar disso, o fluxo de pessoas do país para os EUA cresceu entre 2021 e 2022. **Até setembro do ano passado, as autoridades americanas registraram a entrada de mais de 163 mil nicaraguenses – três vezes mais que o total de 2021**. O recorde ocorreu em dezembro, com mais de 35 mil nicaraguenses chegando aos EUA – após a medida de Biden, o fluxo caiu para 3,3 mil, em janeiro.

Os motivos da migração vão desde a **falta de oportunidades econômicas até a perseguição política direta** contra dissidentes. Ortega reprimiu violentamente os opositores depois dos protestos de abril de 2018. A repressão aumentou em 2021, antes das eleições presidenciais.

Segundo dados do **governo da Nicarágua** divulgados no fim do ano, o país emitiu 20.192 passaportes entre 17 de setembro e 7 de outubro. Em Manágua, os moradores acampam nas calçadas para obter uma ficha, distribuídas de forma limitada todos os dias, para pedir o passaporte.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.