GPS Brasília comscore

Michelle Obama revela como encontra equilíbrio em tempos incertos

Entre as coisas que **Michelle Obama** podia controlar durante o período de **morte** e **isolamento** da pandemia, o **descontrole racial** e as ameaças à **democracia** estavam seus carretéis de lã e suas agulhas de tricô.

Ela rotula esse tipo de pensamento de “poder do pequeno” e escreve em seu novo livro, _Nossa Luz Interior: Superação em Tempos Incertos_, que ao focar em uma pequena tarefa, como tricô, ela conseguiu superar a **preocupação**, a **ansiedade** e o **estresse** dos últimos anos inquietantes.

>”O interessante de tricotar e usar as mãos e fazer algo é que isso é algo meditativo’’, disse a ex-primeira-dama na noite de terça-feira, 15, no Warner Theatre em Washington, onde ela começou sua turnê de lançamento que em um mês vai passar por seis cidades americanas.

![(Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/311823476_456630886536033_5252479176185299649_n_574cca25ae.jpg)

_”De muitas maneiras, é como uma fé”_, disse ela, sentada no palco com uma amiga, a ex-apresentadora **Ellen DeGeneres**, que comandou uma conversa de quase 90 minutos – muitas vezes bem-humorada. _”É uma coisa que fecha sua mente preocupada e deixe suas mãos assumirem.’’_

>”E aí está o poder”, disse ela.

_”Eu penso sobre o tricô e o ponto, o tricô e o ponto, e uma linha e uma linha e uma linha”_, a ex-primeira-dama disse, nomeando diferentes pontos e **técnicas** usadas em **tricô**. _”E se você continuar, e você está focado, você tem um suéter.’’_

No livro, publicado internacionalmente nesta terça-feira, 15, ela compartilha o conteúdo da sua **”caixa de ferramentas’** – os hábitos e práticas, atitudes e crenças, e até mesmo objetos físicos que ela usa para superar seus sentimentos de medo, desamparo e autoconfiança.

>”Este livro pretende mostrar o que eu mantenho lá e por que, o que eu uso profissionalmente e pessoalmente para me ajudar a manter o equilíbrio e a confiança, o que me mantém seguindo em frente mesmo em momentos de grande ansiedade e estresse’’, ela escreveu na introdução.

Aos 58 anos, a mulher do ex-presidente Barack Obama e mãe de Malia e Sasha escreve que este livro, o seu terceiro, não é um **manual**, mas, sim, uma “série de reflexões honestas sobre o que minha vida me ensinou até agora”.

![(Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/232245422_1219025501948336_7125888458075105852_n_1a06de6344.jpg)

_”Tenha em mente, também, que tudo o que sei, todas as várias ferramentas em que me apoio, chegaram a mim apenas por tentativa e erro, ao longo de anos de prática constante e reavaliação”_, escreveu ela. _”Passei décadas aprendendo, cometendo erros, fazendo ajustes e correções de curso conforme eu avançava. Eu progredi lentamente até chegar aonde estou hoje.’’_

Nossa Luz Interior é o primeiro livro de Michelle Obama desde o lançamento, em 2018, de seu livro de **memórias** _best-seller_, _Minha Vida_, que vendeu mais de 17 milhões cópias em todo o mundo – de longe o livro mais **popular** de uma primeira-dama ou de um presidente moderno, incluindo seu marido.

Como primeira-dama, ela escreveu _American Grown_, um livro sobre a horta que ela plantou na **Casa Branca** em 2009.

**Uma conversa sobre o novo livro de Michelle Obama**

Sentada em uma cadeira roxa no palco do teatro de quase 100 anos, Michelle Obama falou sobre seus **sentimentos** após a **eleição** de 2016 em que seu marido foi sucedido por **Donald Trump**. Coincidentemente, Trump anunciou uma terceira corrida para presidente durante sua apresentação.

>”Se vocês se lembram, eu disse: ‘Não votem nesse cara’”, comentou, referindo-se a Trump, que tentou desfazer grande parte do histórico de Obama como presidente. “Doeu porque você se pergunta: foi uma repreensão dos oito anos, o sacrifício que fizemos? Foi complacência? O que foi aquilo?”

A **ex-primeira-dama** também falou sobre como superar seu medo de **mudança** e sua percepção de que ela não poderia interferir no desejo de seu marido de concorrer à presidência em 2008. Ele tinha dado a ela o poder de vetar essa decisão.

>”A oportunidade está do outro lado disso”, disse ela, falando sobre o medo.

Ela também abordou a pandemia, dizendo que sua **família** pôde lidar melhor com ela principalmente porque eles já estavam acostumados a um **isolamento** – viveram assim, na “bolha” da Casa Branca, durante oito anos.

Ela falou sobre como foi difícil como primeira-dama, e ainda é, fazer **novos amigos** em quem ela pode confiar, e como é divertido ver suas filhas “adultas” dividindo um apartamento na Califórnia. As meninas voltaram para **Washington** para morar com os pais durante a pandemia.

Sasha completou um semestre na **Universidade de Michigan** antes de voltar para casa. Malia, que estava matriculada em **Harvard**, passou seu último ano em casa e acabou perdendo uma **cerimônia** de formatura por causa da covid-19. Então seus pais realizaram uma cerimônia completa de formatura, com discursos, em seu quintal.

_”Era eu e Barack”_, disse Michelle, rindo. _”Dissemos a ela como ela era sortuda. Ela tinha nós dois.”_

Veja também

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.