O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro citaram Israel ao discursarem em manifestação na Avenida Paulista. Tarcísio afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro sempre respeitou o país e a luta de seu povo. Já Michelle declarou: “Nós abençoamos o Brasil, nós abençoamos Israel.”
Nos últimos dias, causou polêmica a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que comparou os bombardeios de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. O ministro israelense de Relações Exteriores, Israel Katz, afirmou que Lula era “persona non grata” após a comparação.
Na manifestação deste domingo (25), a declaração de Lula também foi criticada diretamente pelo senador Magno Malta (PL-ES), que ao final de seu discurso disse: “Nós amamos Israel.”
Michelle Bolsonaro chorando no ato de golpistas na Paulista. Ela não chorou pelos mortos pelo Covid. Pelas crianças yanomamis morrendo de fome. Pelas crianças em Gaza sendo mortas por Israel. Pelas famílias catando comida no caminhão de lixo no governo do marido dela. pic.twitter.com/2yhOvPlqMS
— Pedro Ronchi (@PedroRonchi2) February 25, 2024
O ato em São Paulo foi convocado após Bolsonaro ser um dos alvos da operação Tempus Veritatis (hora da verdade, em latim) da Polícia Federal (PF) no último dia 8, quando teve que entregar seu passaporte às autoridades. A PF apura a participação do ex-presidente em uma articulação para dar um golpe de Estado que impediria a realização das eleições de 2022 ou a posse de Lula.