GPS Brasília comscore

MFW: Fendi, Marni e Alberta Ferretti

Fendi inicia comemorações de centenário, Marni em busca da beleza e Alberta Ferretti aposta no boho
Fendi primavera-verão 2025 ready-to-wear | (Foto: Launchmetrics SpotlightSM)

Compartilhe:

Nesta terça-feira (17), começou a Semana de Moda de Milão, trazendo desfiles de grandes marcas como Fendi, Gucci, Bottega Veneta, Prada e Dolce&Gabbana. O evento que apresenta as coleções de primavera-verão 2025 ready-to-wear estende-se até a próxima segunda-feira (23), quando os holofotes serão voltados a Paris.

O primeiro dia de desfiles da Milan Fashion Week (MFW) foi marcado pela passarela da Fendi, onde a marca iniciou as celebrações de seu centenário. Assinada por Kim Jones, a coleção de primavera-verão 2025 ready-to-wear da casa romana traz franjas, transparências, renda, bordados e textura croco. As cores variam dos clássicos preto, branco, cinza, marrom e bege, ao rosa e azul bebê.

Dividindo-se entre os comprimentos micro, mini, midi e longo, as peças foram apresentadas ao redor de um cubo cor-de-rosa. A coleção foi inspirada no ano de 1925, quando a Fendi foi fundada, “unindo os mundos de ready-to-wear e couture, o feito à mão e na máquina, roupas de noite e de dia em uma elevação e celebração do cotidiano“, explica a marca.

Marni optou por apresentar sua nova coleção no atelier da marca em Milão. A primavera-verão 2025 da marca foi desfilada em uma passarela ao redor de três pianos, que estavam sendo tocados por Dev Hynes, Sharleen Chidiac, and Adam Tendler.

A nova coleção da Marni foi inspirada na busca pela beleza, com calças e tricôs justos, jaquetas amplas e quadradas com ombros largos e estruturados, além de saias balonê adornadas com tecidos leves, lembrando plumas. Cores como preto, branco, verde, bege, amarelo, azul, rosa e vermelho dividiram espaço com estampas florais inspiradas nos anos 1950

até vestidos de noite brilhantes e bordados com delicadeza, onde rosas de strass desabrochavam em uma cascata de folhas de algodão que balançavam com o movimento. Alguns looks tinham páginas de literatura — e o perfil desenhado de Dante Alighieri — estampados em camisetas. Todos os modelos usavam chapéus dos mais diferentes estilos.

Alberta Ferretti apresentou sua coleção primavera-verão 2025 no final do primeiro dia de MFW. A estilista conhecida por seus vestidos de chiffon esvoaçantes, mergulhou na tendência boho, revivendo seu estilo característico no Museo Nazionale Della Scienza e Della Tecnologia.

Além dos vestidos de chiffon, a coleção também trouxe peças de algodão versáteis para o dia a dia, como conjuntos de alfaiataria e vestidos descontraídos. Entre as peças mais marcantes, estavam um vestido tomara que caia em laranja vibrante com detalhes de pregas verticais. Detalhes como pétalas e folhas foram inseridos em alguns dos vestidos, enquanto Ferretti evitou o uso excessivo de brilhos e preferiu adereços mais delicados.