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Metrô volta a circular e GDF libera faixas exclusivas

Furto de cabos de fibra ótica e de energia causou a interrupção do serviço em toda a capital. Mais de 135 mil pessoas foram prejudicadas
Metrô do DF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Metrô do DF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

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A circulação dos trens do metrô do Distrito Federal foi retomada no início da tarde desta terça-feira (28). A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que **o sistema foi restabelecido por volta de 13h15 e opera sem maiores problemas**.

Durante a manhã os passageiros da capital sofreram com a falta de transporte. **A circulação de trens foi interrompida e as estações foram fechadas depois da perda de sinalização causada por rompimento e furto de cabos de fibra ótica e de energia**. O Governo do Distrito Federal (GDF) acusa atos de vandalismo.

A paralisação do metrô criou problemas também para o trânsito e **sobrecarregou as principais vias do DF**. Para mitigar o problema causado pelo maior número de veículos nas ruas, **as faixas exclusivas para ônibus poderão ser utilizadas por veículos leves nas rodovias distritais e nas vias urbanas até as 23h59 desta terça**. A liberação das faixas exclusivas contemplam os corredores da Estrada Parque Taguatinga (EPTG/DF-085), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/DF-075), do Setor Policial, do Eixo Monumental e das W3 Sul e Norte.

Cerca de 135 mil pessoas foram afetadas pela paralisação dos trens. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) determinou o reforço de linhas de ônibus para atender a demanda.

Problema recorrente

A Polícia Civil foi acionada logo pela manhã para realizar uma perícia no local dos furtos e dos rompimentos. O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, afirmou que a companhia tem tomado uma série de providências para coibir os atos de vandalismo na rede.

“_Nos últimos meses, intensificamos as rondas na parte interna e externa do sistema a pé e por meio de viaturas. Houve reforço do quadro de vigilância patrimonial, ações de roça e capina e melhorias na iluminação na via para melhorar a visualização durante as rondas preventivas e também a instalação de concertinas para inibir a entrada de pessoas estranhas ao sistema_”, explica.

Estão sendo instalados 60 mil metros de concertinas – uma espécie de arame farpado – ao longo de todo o trecho e 16 mil metros de grades metálicas. Ambas as operações já estão praticamente concluídas.

Além disso, o Metrô-DF tem atuado em parceria com os órgãos de segurança pública para inibir furtos e roubos no sistema.

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) alerta que o vandalismo afeta a prestação do serviço de transporte, atingindo os mais de 6 milhões de passageiros que utilizam os sistemas metroferroviários diariamente, com as paralisações da circulação de trens, redução de velocidade operacional e interrupção do serviço para a restauração do material deteriorado.

Em 2021, os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o país registraram 3.864 ocorrências, que geraram R$ 14,5 milhões de impacto financeiro estimado, fora o desgaste operacional e para a população.

Os casos de vandalismo e furto de cabos e fios têm se mostrado um problema crescente nos sistemas metroferroviários nos últimos anos. Em 2021, entretanto, o número desses episódios aumentou muito, superando em quase três vezes (ou 300%) aqueles ocorridos em 2020.

_Com informações da Agência Brasília_