As 27 estações do Metrô-DF ficarão fechadas durante todo o domingo (13) para a realização de serviços de manutenção preventiva. A interrupção das atividades ocorre em virtude de uma força-tarefa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) voltada à modernização e à segurança das vias e estações.
De acordo com a companhia, os trabalhos incluem a análise dos trilhos — com substituição, se necessário — manutenção em trens, limpeza das caixas d’água das estações subterrâneas, capina e roçagem das vias, além da instalação de novos aparelhos de ar-condicionado em salas técnicas e painéis de informação nas plataformas.
“As ações visam melhorar a eficiência dos serviços e garantir a segurança dos usuários que utilizam o transporte público do Distrito Federal”, afirmou o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.
Painéis de LED
Como parte do pacote de melhorias, o Metrô-DF também iniciou a instalação de 55 painéis de LED duplos, que fornecerão aos usuários informações em tempo real sobre o tempo de espera dos trens, além de veicular mensagens educativas. Cada estação contará com dois equipamentos, totalizando 110 novas telas ao longo do sistema.
Segundo a companhia, a maioria dos painéis anteriores chegou ao fim da vida útil e não apresentava mais possibilidade de reparo. A estação Ceilândia Centro foi a primeira a receber a nova tecnologia. O investimento total é de R$ 1,8 milhão.
O funcionamento do sistema metroviário será retomado na segunda-feira (14), a partir das 5h30, no horário habitual.