O Metrô-DF vai ganhar duas novas estações no trecho de Samambaia. O anúncio foi feito após o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovar o financiamento, em forma de empréstimo, no valor de R$400 milhões para a expansão da Linha 1 do metrô. Os recursos estão inseridos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, por meio do Finem (linha Incentivada B, Mobilidade – Sistema sobre trilhos ou BRTs).
A via será prolongada por 3,6 km a partir do Terminal de Samambaia que, naturalmente, hoje é a última estação. As novas estações, nº 35 e nº 36, serão construídas perto da UPA e do Centro Olímpico. Para o acesso, de acordo como BNDES, três viadutos e quatro passarelas aéreas serão construídos para o acesso da população.
“Além disso, haverá investimentos na construção de um emissário que fará a drenagem de águas pluviais na área de implantação da expansão Samambaia e na área urbana próxima ao projeto”, informou o BNDES.
“Trabalhamos muito neste projeto e a aprovação do financiamento pelo BNDES foi recebida com grande alegria. Mostra que a Companhia está no rumo certo para entregar a expansão de Samambaia, que é uma demanda antiga da população”, comemorou o diretor-técnico do Metrô-DF, Fernando Jorge.
A Companhia Metropolitana do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que o pedido de financiamento continua em tramitação, e ainda não houve assinatura do contrato. As obras têm expectativa de beneficiar 10 mil pessoas. A expansão dever durar em torno de 4 anos.