“Florals? For spring? Groundbreaking.” – a clássica citação de Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep no filme O diabo veste Prada, provavelmente foi uma das primeiras a vir à mente das fashionistas e entusiastas de moda quando viram os looks do Met Gala 2024 na noite dessa segunda-feira (6). Zendaya, Bad Bunny, Jennifer Lopez, e Chris Hemsworth, foram os co-anfitriões de Anna Wintour.
O baile beneficente em prol do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art de Nova York teve como tema “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” (em português, “Belezas Adormecidas: Redespertando a Moda”), e como dress code “The Garden of Time” (ou “O Jardim do Tempo”, em tradução livre), e por isso, já eram esperados looks com flores e referências à passagem de tempo.
Zendaya, co-anfritriã do evento este ano, surgiu com um look Maison Margiela por John Galliano. No final do tapete vermelho (ou melhor, verde), a atriz apareceu com um vestido de arquivo da Givenchy, também desenhado por John Galliano.
Loewe foi uma das grifes que mais se destacaram no Met Gala 2024. Anna Wintour, Greta Lee e Taylor Russell foram as mais bem vestidas pela marca nesta edição, com menção especial ao corset em madeira usado por Taylor.
As flores estavam na maioria dos vestidos de ontem à noite, de diferentes formas: Jessica Biel usou um modelo de Tamara Ralph com flores em alto relevo, enquanto Rebecca Hall escolheu um vestido com flores pintadas à mão por Danielle Frankel, e Gigi Hadid com um grandioso vestido de Thom Browne com flores amarelas bordadas.
Em sua primeira vez no Met Gala, a atriz brasileira Bruna Marquezine usou um vestido com flores em alto relevo de Tory Burch.
A técnica e a referência à passagem do tempo foram muito bem executadas nos vestidos de Elle Fanning e Tyla, ambos da Balmain. O vestido de Elle Fanning parecia de vidro, aparência conseguida por meio de aplicação de resina em fina camada de organza, enquanto Tyla usou um vestido de areia com cristais, referenciando uma ampulheta.
Lana Del Rey não ficou de fora da lista das mais bem vestidas do Met Gala este ano, evento ao qual não comparecia desde 2018. A cantora usou um vestido desenhado por Seán McGirr, novo diretor criativo de Alexander McQueen, com referências a um look desenhado pelo próprio McQueen em 2006.
Emma Chamberlain também usou um look com inspiração nas passarelas. O modelo feito sob medida por Jean Paul Gaultier faz referência a um body usado no desfile de outono-inverno 2003 de alta costura de Jean Paul Gaultier.
O brilho sempre é um clássico no Met Gala, principalmente em bordados. Os looks em destaque são o da co-anfitriã Jennifer Lopez, com um modelo Schiaparelli, e Anok Yai, com um macacão coberto de cristais Swarovski.