GPS Brasília comscore

Messi desbanca Benzema e Mbappé e é o melhor do mundo pela 7ª vez

Lionel Messi foi eleito pela **sétima vez o melhor jogador do mundo** nesta segunda-feira (27). Em cerimônia realizada em Paris, na França, o craque argentino superou os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema para levar o **The Best, premiação da Fifa** que não ganhava desde 2019. O evento voltou a acontecer presencialmente após anos em razão das medidas sanitárias decorrentes da pandemia de covid.

Ao contrário da Bola de Ouro, da revista France Football, o The Best considera o desempenho de cada jogador durante a temporada europeia, neste caso de 8 de agosto de 2021 a 18 de dezembro de 2022, data da final da Copa do Mundo do Catar. **Messi foi escolhido por técnicos e capitães de todas as 211 seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas especializados de cada um desses países e torcedores de todo mundo cadastrados no site da Fifa, que votaram entre 12 de janeiro e 3 de fevereiro**.

A ampliação do período de avaliação foi determinante para a vitória de Messi, que fez o melhor de seus Mundiais em sua quinta participação aos 35 anos e **conduziu a Argentina à glória eterna com atuações de protagonismo que ainda não havia tido em Copas**. Saíram de seus pés na campanha do tri da Alviceleste sete gols e três assistências.

Considerado por alguns o **maior jogador da história**, maior até mesmo que Pelé, Messi alcançou a taça com que tanto sonhou no jogo derradeiro da competição mais importante de futebol.

![Fifa fez homenagem a Pelé, morto no final do ano passado: Rei do Futebol foi representado pela viúva, Márcia Aoki (Foto: Reprodução/Fifa.com)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_Fifa_com_pele_d2a3e8b6b7.webp)

**No PSG, Messi não foi brilhante**, mas contribuiu com os títulos do Campeonato Francês 2021/22 e da Supercopa da França 2022. No período compreendido da premiação, o argentino marcou 45 gols, deu 34 assistências em 74 jogos e conquistou quatro títulos.

**Ele já havia conquistado o prêmio da Fifa seis vezes, em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019**. Com mais um troféu, se isola como o atleta mais vezes eleito o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo é o segundo maior vencedor. O astro português já ganhou a honraria cinco vezes: em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.

**Benzema e Mbappé continuam sem ganhar a honraria da Fifa**. O atacante do Real Madrid, porém, levou a Bola de Ouro ano passado pelas suas atuações de destaque na Liga dos Campeões 2021/2022, vencida pelo gigante espanhol pela 14ª vez. Machucado, ele não jogou a Copa.

**Mbappé foi artilheiro do Mundial do Catar**, com oito gols, três deles na final, mas sua França foi superada pela Argentina de Messi nos pênaltis.

Benzema, aliás, bem como os seus colegas de Real Madrid, não foi à cerimônia como **retaliação do clube pela ausência do brasileiro na lista dos 26 melhores jogador do mundo elaborada pela Fifa**. O clube só enviou o diretor de relações institucionais ao evento.

O Brasil perdeu o Puskás, com Richarlison, mas foi representado por Casemiro na seleção masculina da temporada (Fifpro). O time foi formado por Courtouis; Hakimi, Van Dijk e João Cancelo; Casemiro, De Bruyne e Modric; Messi, Mbappé, Benzema e Haaland.

**Veja o gol mais bonito do ano:**

**Noite argentina**

A premiação foi dominada por argentinos. Não foi só Messi que festejou. **Lionel Scaloni, jovem treinador de 44 anos responsável pela “Scaloneta” desbancou os renomados Pep Guardiola (Manchester City) e Carlo Ancelotti (Real Madrid) e ganhou entre os técnicos**.

O provocador Emiliano “_Dibu_” Martínez levou a melhor sobre o marroquino Yassine Bounou e o francês Thibaut Courtois foi escolhido o **melhor goleiro do mundo**. Tanto Scaloni como Dibu tiveram participação fundamental para o tri da Argentina no Catar. A Copa do Mundo, logo, teve considerável peso na premiação.

“_Meus pais são meus grandes ídolos. Quando me perguntam sobre em que goleiro me inspiro, lembro da minha mãe fazendo faxina_”, disse o goleiro argentino, protagonista de uma história de superação. Ele quase desistiu do futebol.

Ex-auxiliar de Sampaoli, Scaloni reconstruiu uma combalida seleção argentina, campeão da Copa América em cima do Brasil em 2021 e de uma **Copa do Mundo histórica no Catar em 2022**. “_Agradeço os 26 jogadores que nos levaram à glória. Sou eternamente grato a eles. Não há nada mais bonito que ver as pessoas de seu país emocionadas nas ruas, comemorando_”, disse o treinador. “_Jogamos por eles. Temos essa gratidão eterna e dedicamos a eles esse prêmio_”.

**Até mesmo a torcida argentina foi premiada em Paris**. Os “_hinchas_” ganharam na categoria Fan Award pela festa nas arquibancadas dos estádios e nas ruas do Catar durante a Copa do Mundo. Os torcedores levaram para o Oriente Médio o clima de Libertadores e foram essenciais para o tricampeonato da Argentina. “_Muchachos, ahora nos volvimos a ilusionar_” (“_Rapazes, voltamos a sonhar_”), música mais famosa do grupo musical “_La Mosca_”, foi adaptada e embalou a seleção alviceleste na jornada bem-sucedida no Catar.

O grupo de milhares de argentinos que foram ao Catar foi representada na premiação por um veterano torcedor, Carlos “_Tula_” Pascual, que levou instrumentos e tocou até bumbo depois de um longo discurso.

O prêmio **Fair Play** foi dado para Luka Lochoshvili, zagueiro georgiano da Cremonese, da Itália, que ajudou a salvar a vida de um adversário dentro de campo.

A espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, conquistou pela segunda temporada seguida o prêmio Fifa The Best de melhor jogadora do mundo. Ela superou na votação a inglesa Beth Mead, do Arsenal, e a norte-americana Alex Morgan, do San Diego Wave.

![Espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, foi escolhida a melhor jogadora do mundo pelo segundo ano consecutivo (Foto: Reprodução/Fifa.com)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_Fifa_com_alexia_9a24ce79ba.webp)

**Puskas**

Único representante do Brasil no The Best, o atacante Richarlison, do Tottenham, não ficou com o Prêmio Puskás. A honraria foi concedida pela Fifa ao **jogador amputado polonês Marcin Oleksy**, que marcou um lindo gol no Campeonato Polonês de amputados, na partida entre o seu time, Warta Poznan, e Stal Rzeszow.

O troféu de gol mais bonito foi entregue pelo **ex-jogador italiano Del Piero**. “_Agradeço demais ao futebol por ter ido tão longe_”, resumiu Oleksy.

**Oleksy perdeu a perna aos 23 anos**, quando um veículo desgovernado saiu da pista e veio em sua direção, acertando máquinas que caíram sobre ele. O polonês teve de passar por cirurgia e sua perna esquerda foi amputada.

Goleiro na adolescência, Oleksy retornou ao esporte em 2019, mas fora da baliza. Ele voltou a treinar e começou a jogar **futebol para amputados**. Logo começou a se destacar nas partidas até que foi convocado para a seleção polonesa de amputados.

**O impressionante gol foi reprisado no telão da cerimônia** (_veja acima_). No lance, ele usa a muleta esquerda como apoio e voa para marcar a pintura com a única de suas pernas, a direita.

Richarlison concorreu ao troféu de gol mais bonito com seu **voleio marcado pela seleção brasileira após assistência de Vinícius Júnior no jogo contra a Sérvia**, na primeira rodada da Copa do Mundo do Catar. Antes da premiação, ele disse que estava nervoso.

O francês Dimitri Payet, do Olympique de Marselha, também estava na disputa com seu gol anotado contra o Paok, da Grécia, nas quartas de final da Conference League.

De protagonista em várias premiações da Fifa, o futebol brasileiro concorreu apenas na categoria de gol mais bonito no The Best deste ano. **Dois jogadores brasileiros já foram coroados com o Prêmio Puskás. Em 2011, Neymar faturou o título por um gol antológico marcado pelo Santos contra o Flamengo, na Vila Belmiro**.

**Em 2015, foi a vez de Wendell Lira ser coroado com a honraria**. Pelo Campeonato Goiano daquele ano, ele deu um lindo voleio na partida de seu time, o Goianésia, contra o Atlético-GO.

Veja também

No Portas Abertas, o povão, aquele que muita vez não …

Essa é uma discussão que não se esgota. Particularmente, guardo esse …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI