GPS Brasília comscore

Mesmo com passaporte mantido, Eduardo Bolsonaro formaliza licença da Câmara para morar nos EUA

Deputado federal se afasta por 122 dias do mandato e critica STF antes do julgamento que pode tornar seu pai réu

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apresentou nesta quinta-feira (20) um pedido formal de licença da Câmara dos Deputados por 122 dias, um afastamento que será dividido entre licença para tratamento de saúde e afastamento para tratar de interesse particular. Com isso, o parlamentar já aparece no site oficial da Câmara como “não em exercício”.

A licença será concedida em duas etapas: a primeira, para tratamento de saúde, será de dois dias; a segunda, para tratar de interesses pessoais, será de 120 dias. O período de afastamento superior a 120 dias exige que o suplente seja convocado para ocupar temporariamente a vaga de Eduardo Bolsonaro. 

Durante o período de licença, o deputado não receberá o salário de R$ 46 mil, correspondente ao valor do mandato, e sua ausência abre espaço para o ingresso de um novo parlamentar, conforme estabelece a regulamentação interna da Câmara.

O anúncio do afastamento já havia sido feito por Eduardo Bolsonaro no início da semana, quando revelou que se mudaria para os Estados Unidos. No post nas redes sociais, o deputado também aproveitou para fazer duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator do inquérito que investiga o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moraes, contudo, seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República e decidiu arquivar o pedido de apreensão do passaporte do herdeiro de Bolsonaro.

O julgamento que pode resultar na acusação formal de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado está marcado para a próxima terça-feira (25), e, embora Eduardo não seja alvo direto da investigação, ele expressou preocupação com a possibilidade de ser preso.

O deputado justificou sua decisão de se afastar do cargo afirmando que pretende “buscar sanções” contra Moraes e outras autoridades do Judiciário, acusando-os de “perseguição política”.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.