O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou, na noite desta quinta-feira (02), a manutenção da data de aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o próximo domingo (05) em todo o Brasil.
A decisão foi tomada após uma análise detalhada dos servidores do MGI, que consideraram a possibilidade de adiar o certame após pedido da deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS).
“O Governo Federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, registra a nota do MGI.
Com mais de 9 mil candidatos indicando Santa Maria como local de prova, o Rio Grande do Sul é uma das regiões em estado de alerta devido às fortes chuvas que assolam o estado. O temporal causou bloqueios em estradas e afetou diversas cidades, incluindo a própria cidade e ainda Gramado e Porto Alegre.
Em nota, a pasta afirmou que o governo federal está em diálogo com as autoridades locais para garantir a segurança e a participação dos candidatos.
“Quaisquer atualizações serão informadas pelos canais oficiais do Ministério”, ressaltou.
A situação no estado é crítica, com a Defesa Civil contabilizando 29 mortes e 60 desaparecidos devido às chuvas. Equipes de resgate continuam em busca das pessoas ainda sem notícias e a população local enfrenta grandes problemas devido aos impactos causados pelos temporais.