GPS Brasília comscore

Mês da Mulher traz mostra de cinema. Veja a programação

Com o intuito de fortalecer a conscientização sobre igualdade de gênero, filmes são sobre direitos e o empoderamento das mulheres de diferentes países

Compartilhe:

O **Dia Internacional da Mulher**, no dia 8 de março, não é uma data voltada apenas para **homenagens**, mas também para **reflexão**. Por isso, com o objetivo de promover a **conscientização** sobre **igualdade** de gênero, a **Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal** (Secec) promove, entre 7 e 11 de março, a _Mostra Internacional de Cinema_, em parceria com as embaixadas dos Estados Unidos da América, Espanha, França, Alemanha, Portugal e Japão.

A mostra exibe filmes sobre os **direitos** e o **empoderamento** das mulheres de diferentes nações. A estreia ocorre no dia 7 de março, às 18h30, no auditório do Instituto Cervantes, com o filme _Maria_ (e outros), de Nely Reguera. As produções serão exibidas gratuitamente nos centros culturais binacionais desses países, sempre no horário noturno.

Fique por dentro da **programação**:

**7 de março – 18h30**

Filme: Maria (e os outros), de Nely Reguera, 2016, 90 minutos
País: Espanha
Sinopse: Em “Maria (E os Outros)”, a protagonista vivida por Bárbara Lennie é uma mulher de 35 anos que se sente fora de si mesma e sua vida não coincide com a sua idade, mas em vez de tentar mudar esta situação, decide fugir e inventar desculpas. Os medos conseguem dominá-la e, portanto, não avança na vida e permanece estagnada.
Endereço: Auditório do Instituto Cervantes

**8 de março – 18h30**

Filme: Poeira e Batom (50 Mulheres na Construção de Brasília), de Tânia Fontenele, 2011, 58 minutos
País: Brasil e Portugal
Sinopse: Filme documentário com 50 mulheres que participaram da construção de Brasília. O documentário Poeira & Batom apresenta a saga da construção de Brasília contada por 50 mulheres que chegaram entre 1956 e 1960. Uma nova e feminina forma de recuperar a história dos primórdios de Brasília. Tempos de poeira e entusiasmo para contribuir para o sonho de JK, Niemeyer e Lucio Costa.
Endereço: Auditório Camões da Embaixada de Portugal

**8 de março – 20h**

Filme: Todo Dia um Bom Dia, de Tatsushi Omori, 2018, 100 minutos.
País: Japão
Endereço: Auditório Camões da Embaixada de Portugal

**9 de março – 18h30**

Filme: Imagens de (minha) mãe, de Melaine Lischker, 2021, 78 minutos
País: Alemanha
Sinopse: Mergulhamos na história de vida de Gabi, que como adolescente sonha longe de sua pequena cidade bávara e de seus pais antiquados. Apesar dos clichês revolucionários dos anos 70, o casamento permanece para o casal o único caminho lógico para a independência. Fragmentos da sociedade e da política mostram a vida política dominada por homens e aviões sem pilotos mulheres. Gabi luta para realizar seus sonhos enquanto seu marido faz uma carreira por si mesmo. A câmera acompanha a trágica vida de uma mulher que tropeçou no papel de mãe e nunca pôde realmente aceitá-lo.
Endereço: Auditório do Centro Cultural Franco-Alemão, sede da Aliança Francesa e do Goethe-Zentrum Brasília

**10 de março – 18h30**

Filme: Playlist, de Nine Antico, 2021, 88 minutos
País: França
Sinopse: Apesar de sua incompetência, Sophie consegue um emprego em uma editora de revistas em quadrinhos. No entanto, esta nova segurança é ameaçada quando ela termina com o namorado, pai do bebê que ela espera.
Endereço: Auditório do Centro Cultural Franco-Alemão, sede da Aliança Francesa e do Goethe-Zentrum Brasília

**11 de março – 19h30**

Filme: She Said, de Maria Schrader, 2022, 129 minutos
País: Estados Unidos
Sinopse: Carey Mulligan e Zoe Kazan interpretam as repórteres Megan Twohey e Jodi Kantor, que juntas publicaram a matéria mais importante de suas vidas e impactaram uma geração. As jornalistas escreveram a história que quebrou décadas de silêncio sobre o tema do abuso sexual em Hollywood, transformando a cultura norte-americana para sempre.
Endereço: Auditório da Casa Thomas Jefferson Asa Sul

*Entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços.