Agosto é o mês da fotografia. Para comemorar, a décima edição do Festival Mês da Fotografia, na quinta-feira, 3 de agosto, o Museu Nacional da República, em Brasília, recebeu um coquetel de lançamento. O tema “Reencontros e suas Possibilidades” deu o clima da noite de abertura.
Cerca de 150 fotos, que fazem parte das cinco exposições inauguradas, na ocasião, tomaram conta da cúpula do museu, com projeções mapeadas que coloriram a noite de lua cheia. A mostra fica aberta à visitação pública e gratuita até 10 de setembro.
O diretor executivo do Festival, Eraldo Peres, a coordenadora administrativa Carol Peres, a curadora Denise Camargo e a diretora do Museu da República, Sara Seilert comemoraram a volta do evento no formato presencial, em uma noite de festa para a fotografia.
Cinco das nove exposições que fazem parte da programação do evento prezam pela diversidade, com cliques democráticos presentes tanto na “VIII Exposição Coletiva”, bem como nas mostras “Chão de Cores” (do Coletivo Retratação); “Afro Futuro “(do Coletivo Jovens de Expressão); “1st Brazilian International Photography Circuit” (dos Coletivos Fotoclubes); e “Mosaico FotoDesejo”.
Quem não conferiu o espetáculo, terá uma chance. No dia 19 de agosto, quando se comemora o Dia Internacional da Fotografia, e as projeções mapeadas serão realizadas mais uma vez na cúpula do Museu.
Entre os dias 16 a 20 de agosto será montado, pela primeira vez, o Pavilhão da Fotografia na área externa do museu com uma programação, gratuita, que contará com palestras, workshops, galerias de arte e pocket shows com artistas da cidade.
Confira quem esteve no lançamento: