GPS Brasília comscore

Mercado inicia a semana com boas notícias: dólar em queda e alta na Bolsa

Moeda norte-americana registrou uma queda de 0,92%, fechando a cotação a 4,775, o menor valor em um ano

Compartilhe:

O mercado financeiro teve um início promissor nesta segunda-feira (19/6), com duas notícias positivas: o dólar registrou uma queda de 0,92%, fechando a cotação a 4,775, o menor valor em um ano. Ao mesmo tempo, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira (B3), apresentou uma alta de 0,93%, operando a 119.859 pontos.

 

A performance da B3, em um dia com baixa liquidez devido ao feriado nos Estados Unidos, foi impulsionada pelo avanço das ações, principalmente as da Petrobras, que tiveram um impacto significativo sobre o Ibovespa. Com esse resultado, o índice retomou sua trajetória de alta após a interrupção ocorrida na sexta-feira (16/6).

 

A valorização da Bolsa de Valores e a queda do dólar são reflexos da expectativa positiva em relação à economia brasileira. A redução na cotação da moeda norte-americana beneficia o comércio internacional e estimula investimentos estrangeiros. Já o desempenho positivo do Ibovespa demonstra a confiança dos investidores nas empresas listadas na B3.

 

Outro fator que influenciou o pregão foi o Relatório Focus, elaborado pelo Banco Central (BC), que reúne as médias das expectativas de cerca de 150 analistas de mercado. De acordo com o levantamento do BC, as projeções apontam para a queda na inflação e na taxa básica de juros, a Selic, além de um aumento no Produto Interno Bruto (PIB) nacional neste ano.

 

Ainda é esperada também a decisão do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, sobre a política monetária e a taxa de juros no país, o que pode influenciar os mercados globais e ter impacto nas negociações brasileiras.