Uma verdadeira **instituição francesa, respeitada no mundo todo**. Quando o assunto é gastronomia, hotelaria e turismo impecáveis, o **Guia Vermelho** (como também é conhecido o Guia Michelin) continua sendo autoridade máxima, posto que ocupa desde 1900. Na última semana, a instituição revelou novidades da **Bib Gourmand**, categoria que surgiu em 1997 para democratizar ainda mais o variado guia, trazendo **49 novos restaurantes, sendo cinco deles no coração de Paris**.
Claro que o **GPS|Lifetime** não poderia deixar de conferir e compartilhar aqui quais são esses restaurantes, assim nossos leitores poderão **conferir _in loco_** as novidades nas suas próximas visitinhas à **Cidade Luz**.


E a primeira dica chama-se **Ose** (@ose_abbesses), o lugar ideal para desfrutar produtos frescos, sazonais e locais, servindo uma **gastronomia “_100% caseira_”**. Situado no número 3 da rue Durantin, no 18º arrondissement de Paris, o charme do lugar é poder ver o preparo dos pratos na cozinha aberta, onde os **dois chefs locais se revezam a cada quinze dias**. O funcionamento é jantar de segunda a sábado, e almoço a partir de quinta-feira. O menu conta com entrada, prato principal e sobremesa a partir de 40 euros.
Como toda cidade cosmopolita, Paris também tem espaço para **o tradicional churrasco coreano e grelhados asiáticos**, mas não se trata de qualquer um, caso contrário, o **Restaurant Kwon** (@restaurant_kwon) entraria nessa lista. Em um ambiente moderno, simples e sóbrio **chef Yung Kwon** prepara com esmero **pratos típicos e originais daquelas regiões**. A casa fica na rue Ernest Cresson, 7, no 14º arrondissement, e funciona de terça-feira a sábado das 12h30 às 14h; e segunda a sábado das 19h às 23h. Os preços variam de 13 a 32 euros.


Um restaurante que celebra o **Mediterrâneo e a Tunísia**, através de **pratos divididos em seções**: mar, terra, vegetais, pitza (mix de pizza e pita) e sobremesas. O **Dune** (@dunerestaurant) – que fica na rue des Jeûneurs, 35, no 2º arrondissement – tem o **chef Youssef Gastli** no seu comando. O lugar parece aquelas **cantinas de bairro** que você senta e nunca mais quer levantar da mesa. Os pratos estão disponíveis de 9 a 38 euros no almoço de terça a sábado, das 12h às 14h; e à noite de terça a sábado, a partir das 19h30 até 22h.


No mesmo bairro, no número 49 da Passage des Panoramas, está o pequeno bistrot **Adar** (@adar_paris), do **chef Tamir Nahmias**, um especialista na **cozinha do Oriente Médio** e do Mediterrâneo. Pagando entre 16 e 35 euros o cliente terá **experiências gustativas incríveis**. A casa está aberta do meio-dia às 14h30, de segunda a sexta-feira; e das 19h30 às 22h, de quinta e sexta-feira. Infelizmente, fecha aos sábados e domingos.


Para finalizar esse passeio por cozinhas autorais, simples que se destacam do trivial, apresentamos o **Mee**, um ambiente inusitado localizado na rue d’Argenteuil, 5, do 1º arrondissement da capital francesa. Passar pelas portas do restaurante é adentrar pela **criativa, saborosa e colorida culinária coreana**. O cardápio preza pela qualidade e não pela quantidade, trazendo especialidades frescas direto do _Pays du Matin_ (País da Manhã) todos os dias, das 12h às 15h30 e das 19h às 22h, com preços que variam entre os 16 e os 35 euros.


Se você gostou das **novidades parisienses do Bib Gourmand do Guia Michelin**, que oferece opções nas mais variadas faixas de preço, **aguarde a continuação** desta matéria com uma **seleção de casas brasileiras**, que figuram na prestigiosa edição. É **uma lista tão gostosa quanto esta**.