GPS Brasília comscore

Meninas da capital participaram de partida histórica do futebol americano

O futebol americano deu um passo significativo no Brasil. O Brasil Onças, nome da seleção brasileira feminina da modalidade, fez história e derrotou um combinado de jogadoras norte-americanas, por um placar de 10 a 6. O Distrito Federal faz parte dessa história, já que quatro atletas do time brasileiro defendem o Brasília Pilots.

 

A partida, disputada em São Bernardo do Campo-SP no dia 11 de março, foi contra uma equipe denominada AFE USA All Stars. As brasileiras enfrentaram um combinado de atletas do país que inventou a modalidade. Entre as 45 selecionadas para o Brasil Onças estavam Larissa Arthemis, Mayara Neves, Nathalia Venturin e Paula Chiarotti. 

 

As quatro jogadoras treinam duas vezes por semana com o Pilots, em um campo no Parque Cidade. As condições ainda são aquém do esperado. A reportagem do GPS esteve no local e pôde constatar a garra das meninas, que treinavam sob chuva e com apenas um refletor funcionando. São dois treinamentos por semana, quintas e sábados.

 

16032023JP_sem título21.jpg
Mesmo sem estrutura, as atletas do Brasília Pilots levam a sério o futebol americano 

 

A equipe existe desde 2016. As meninas acompanhavam os times de Brasília e queriam jogar full pad, que é a modalidade mais conhecida pelo público. “Antes só existiam times de flag, que é um estilo sem contato físico. Os jogadores levam fitinhas que, ao serem removidas, evitam o touchdown. Foi por isso que nós decidimos nos organizar e encontrar mais garotas para entrar no time”, explica Paula Chiarotti, que atua na linha defensiva.

 

Desde então, o time se organizou, com CNPJ e estatuto, para fazer seletivas, treinos e partidas regulares. O headcoach, uma espécie de técnico principal, do Brasília Pilots é James Springfield, um norte-americano que também atua como técnico de posição da seleção brasileira feminina. 

 

16032023JP_sem título1.jpg
Quatro atletas brasilienses integraram o elenco do Brasil Onças no jogo contra as norte-americanas

 

A vitória sobre as norte-americanas pode ser considerada como um marco na modalidade para o Brasil, que ainda engatinha no futebol americano. “Esse jogo foi muito importante, porque mostra o nível em que a seleção brasileira está perante outras equipes internacionais”, afirma Paula.

 

O caminho, segundo a jogadora, é o Brasil continuar buscando a profissionalização e mostrar nível para disputar o mundial do esporte em 2026. “Vamos ter o próximo training camp em novembro. A tendência é passarmos a ter dois ou três por ano”. Assim, as brasileiras podem se destacar para receberem o convite da Federação Internacional de Futebol Americano. Nas quatro edições disputadas, os Estados Unidos foram soberanos e atropelaram os adversários.

 

Quem sabe em 2026, o Brasil Onças possa estar entre os concorrentes, com as meninas colocando o nome do País na história do futebol americano.

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.