GPS Brasília comscore

Menina de 8 anos morre no DF após inalar desodorante em desafio nas redes sociais

Caso é investigado como homicídio qualificado e levanta alerta sobre exposição de crianças a conteúdos nocivos na internet

Uma tragédia envolvendo uma criança de apenas oito anos chocou moradores de Ceilândia, no Distrito Federal, e acendeu um alerta sobre os perigos que circulam livremente nas redes sociais. Sarah Raissa Pereira de Castro morreu após inalar o conteúdo de um desodorante aerosol, durante a participação em um desafio viral na internet conhecido como “desafio do desodorante”.

De acordo com a Polícia Civil, Sarah não possuía nenhum problema de saúde pré-existente. Ela passou mal logo após inalar o gás e foi levada com urgência ao Hospital Regional de Ceilândia. Apesar dos esforços da equipe médica, que tentou reanimá-la por cerca de uma hora, a menina teve morte cerebral confirmada.

O caso está sob investigação da 15ª Delegacia de Polícia, que agora tenta rastrear a origem do vídeo ou publicação que estimulou a criança a participar do desafio. Os investigadores trabalham para identificar o responsável pela disseminação do conteúdo nas redes sociais. Caso seja comprovada a autoria, o suspeito poderá responder por homicídio duplamente qualificado — crime cometido por meio que pode causar perigo comum e contra menor de 14 anos —, cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Desafio perigoso

O chamado “desafio do desodorante” propõe que usuários inalem o spray pelo maior tempo possível, o que pode levar a intoxicações graves e até à morte. Desde 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece esse tipo de prática como um distúrbio comportamental, incluindo-o na Classificação Internacional de Doenças (CID).

Autoridades e especialistas reforçam a necessidade de supervisão parental e educação digital para crianças e adolescentes, especialmente diante do fácil acesso a conteúdos perigosos que circulam sem controle nas plataformas digitais.

A morte precoce de Sarah levanta mais uma vez a discussão sobre o papel das redes sociais, da regulação de conteúdos nocivos e da responsabilidade coletiva na proteção da infância.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.