GPS Brasília comscore

Mendes refuta fala de Fux sobre “emoção” no julgamento do 8 de Janeiro e ressalta gravidade dos atos

À GloboNews, ministro so Supremo Tribunal Federal rejeitou a ideia de julgamento sob “violenta emoção” dos magistrados

Publicado: Atualizado:

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes rebateu a declaração do colega Luiz Fux sobre o julgamento dos réus que respondem a processos pelos atos de 8 de janeiro de que as análises teriam ocorrido sob “forte emoção”.

Durante entrevista à GloboNews nesta terça-feira (8), Gilmar defendeu a seriedade das decisões e destacou a gravidade dos crimes cometidos.

Durante entrevista à GloboNews, o ministro fez uma crítica indireta ao ministro Luiz Fux, que, durante o julgamento do recebimento da denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados, disse que decisões precisam levar em conta a sensibilidade dos magistrados.

“Eu não concordo com essa abordagem sobre um julgamento com violenta emoção. É preciso que a gente inicie pelo começo e veja a gravidade desses fatos. E saiba avaliar que, pela primeira vez, nós estávamos aplicando essa legislação de defesa do Estado Democrático”, argumentou Gilmar.

Fux havia afirmado que “debaixo da toga bate o coração de um homem”, em referência à necessidade de humildade e empatia nas decisões judiciais.

Para Gilmar, porém, a emoção não interferiu nas decisões do Supremo.

Houve até discussão no plenário sobre a absorção de um tipo penal pelo outro. E nós, conscientemente e sem violenta emoção, decidimos que havia o que a gente chama tecnicamente de acumulação material. Não houve absorção. Não concordo com esse tipo de análise. Acho que o próprio ministro Fux já votou vários casos nessa mesma perspectiva”, completou.

Gilmar também fez questão de afirmar que não se identifica com um viés “punitivista” sobre o caso.

Todos nós temos sensibilidade, mas é preciso reconhecer a gravidade do que aconteceu”, disse.

O julgamento em questão trata do recebimento de denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, acusados de envolvimento na tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023. O episódio marcou a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Veja também

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.