Inaugurado há quase 44 anos, o Memorial JK passa por uma revitalização completa da fachada, do pedestal e do arco ao redor da estátua do fundador de Brasília. O trabalho será concluído nesta quarta-feira (30) e está sendo realizado por um drone importado dos Estados Unidos pela Principal Manutenções — empresa responsável pela execução do serviço.
Segundo Fernando Farias, diretor da Principal, o equipamento é ideal para limpeza de monumentos e grandes estruturas, como pontes e viadutos. “O diferencial deste drone é o uso de dois GPSs e um radar frontal para evitar colisões. Com isso, ele tem estabilidade mesmo com altas pressões de hidrojateamento”, conta. No térreo, fica a estação de bombeamento que manda os líquidos limpantes para a manutenção. As baterias que permitem os voos são trocadas a cada 45 minutos.

O arco do Memorial JK, antes e durante a limpeza. Fotos: Divulgação
No caso do Memorial JK, o drone bombeou no pedestal, de 28 metros de altura, misturas de água com desengraxante, desincrustante e detergente neutro, em concentrações controladas, para não agredir o meio ambiente e a estrutura de concreto do museu. O equipamento vem sendo usado também em limpeza de fachadas, como ocorreu com o edifício PO 700, o Brasília Shopping e o JK Shopping. “Há ainda indicação para uso do drone em fachadas de vidro e concreto e em placas solares”, acrescenta.
O uso do drone evitou a montagem de andaimes, já que o controle remoto comanda toda a operação do aparelho. Na fachada, a empresa optou por fazer o polimento dos mármores do monumento projetado por Oscar Niemeyer, devolvendo a brancura habitual do Memorial JK.