Uma mistura aparentemente improvável para olhos leigos ganhou o coração dos jurados do World Beer Awards 2024. A Italian Grape Ale Gewürztraminer, da cervejaria Leopoldina, levou o primeiro lugar na categoria elaborações especiais neste ano com a cerveja de uva e se tornou a melhor do mundo.
Produzida durante o período da vindima no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, com a safra 2023, a mostra da cerveja foi enviada ao concurso antes do seu lançamento e já está disponível no site da marca por de R$ 89 com o selo da premiação.
O novo rótulo do Grupo Famiglia Valduga é elaborado com uma das variedades brancas mais emblemáticas do mundo, a uva de origem alemã Gewurztraminer combinadas com a base Witbier, apresenta uma coloração amarelo-clara, levemente turva. Elegante e seca, com notas cítricas e florais, é refrescante e sofisticada no paladar.
Outras cervejarias brasileiras também apareceram no topo do ranking, como a a Hainu, da Colorado que ficou entre as melhores na categoria Flavoured Stout & Porter; a Sebastian Altbier, da Walfänger, escolhida como a melhor na categoria Altbier; e a Wäls foi eleita a melhor Pale Ale brasileira com a Verano. Já a garrafa da cervejaria Flamingo Beer & Co. foi eleita a mais bonita do mundo.