Meios de **transportes** menos **poluentes** é uma ideia que não nasceu hoje, porém, um **trajeto** de 100 quilômetros entre as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervoerde e Buxtehude, no norte da **Alemanha**, acaba de ganhar os primeiros **trens** movidos a **hidrogênio** do mundo.
A novidade conta com 14 veículos que atuam com baixo nível de **ruído**, enquanto emitem apenas **vapor e água condensada**. Os trens funcionam com apenas um **tanque de hidrogênio diário** e os veículos contribuem na redução de carga sobre o meio ambiente.
![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_514169bc28.png)
(Foto: Cortesia)
O projeto foi fechado pela subsidiária estatal Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen (LVNG), a Alstom, construtora dos trens, a Elbe-Weser Railways and Transport Company (EVB), que conduz as máquinas, e a empresa de gás e engenharia Linde. Desde 2012, a LNVG vinha desenvolvendo **alternativas** aos mais de 4.000 trens movidos a **diesel** na região. Agora, cinco deles serão substituídos pelos novos modelos.
Com **metas climáticas** ávidas, o país pretende **reduzir** suas emissões de **CO2** em 40% até 2020 em comparação com os níveis de 1990, e se comprometeu a usar 80% de **energia renovável** em seu abastecimento elétrico até 2050.