O médico brasiliense Flávio Cadegiani alcançou um marco importante em sua carreira acadêmica ao ser incluído em dois rankings independentes dos cientistas mais influentes do mundo, com base no impacto acadêmico de suas pesquisas. A notícia foi divulgada em outubro de 2023, quando esses rankings foram publicados no Brasil pela Folha de S.Paulo. Ambos abrangeram diversas áreas da ciência, desde medicina e biologia até geologia e física.
A presença de Cadegiani e de pelo menos outros 25 brasilienses nessa lista representa uma conquista notável, já que apenas os 2% dos cientistas brasileiros mais influentes do mundo foram reconhecidos. Vale ressaltar que os rankings são independentes e utilizam métodos diferentes.
“Orgulho de estar nessa lista”, disse o médico nas redes sociais.
Um desses levantamentos, elaborado por um cientista da Universidade de Stanford, abrangeu dados até 2022 e incluiu um total de 1.294 cientistas brasileiros entre os mais influentes do mundo. O endocrinologista Flávio Cadegiani figura nessa lista ao lado de renomados nomes da comunidade científica nacional.
Cadegiani é parte de um grupo muito pequeno, de 18 cientistas, entre os 1.294 listados, que iniciaram suas publicações científicas nos últimos 7 anos. A maioria dos cientistas renomados tem décadas de experiência e publicações.
Mesmo assim, o médico figura entre os 600 cientistas mais influentes, o que o coloca na “primeira metade” desse seleto grupo.
Além disso, quando se consideram apenas os trabalhos em que o Flávio Cadegiani é o primeiro autor ou autor único do estudo, seu desempenho no ranking se destaca ainda mais.
Ver essa foto no Instagram