O Grande Prêmio do Bahrein deste domingo (13) foi marcado pela vitória de Oscar Piastri, da McLaren, e pela frustração do brasileiro Gabriel Bortoleto, que terminou apenas na 19ª colocação. Após a corrida, o piloto da Sauber não escondeu o descontentamento com o desempenho do carro e apontou falhas recorrentes na equipe.
“Honestamente, eu não consigo seguir os carros à frente de muito perto. Mesmo que o ritmo esteja lá em algum momento… no reinício com o carro de segurança, (pneus) médios contra os duros do Stroll à minha frente. Assim que me aproximo, parece que eu perco totalmente a aderência e… (risos) não vou a lugar algum”, disse Bortoleto, com um tom de frustração.
A crítica veio após um momento decisivo na corrida. Aproveitando a entrada do safety car por conta dos destroços da colisão entre Carlos Sainz e Yuki Tsunoda, Bortoleto foi aos boxes para trocar os pneus e voltou à pista com compostos médios. No entanto, mesmo com pneus mais rápidos que os de Lance Stroll, que estava à sua frente com compostos duros, o brasileiro não conseguiu reagir.
“Precisamos analisar tudo e entender o que está acontecendo. Não foi a primeira vez, eu acho. Esse problema tem ocorrido desde o início”, completou o piloto da Sauber, indicando que a falta de aderência e ritmo já é um velho conhecido da equipe nesta temporada.
Com a vitória, Piastri confirmou o bom momento da McLaren, seguido por George Russell (Mercedes) e Lando Norris (também McLaren), que completaram o pódio. Verstappen, dominante na temporada anterior, cruzou a linha de chegada apenas em sexto.
Confira a classificação final do GP do Bahrein:
-
Oscar Piastri (McLaren)
-
George Russell (Mercedes)
-
Lando Norris (McLaren)
-
Charles Leclerc (Ferrari)
-
Lewis Hamilton (Ferrari)
-
Max Verstappen (Red Bull)
-
Pierre Gasly (Alpine)
-
Esteban Ocon (Haas)
-
Yuki Tsunoda (Red Bull)
-
Oliver Bearman (Haas)
-
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
-
Alexander Albon (Williams)
-
Jack Doohan (Alpine)
-
Nico Hulkenberg (Sauber)
-
Isack Hadjar (Racing Bulls)
-
Fernando Alonso (Aston Martin)
-
Liam Lawson (Racing Bulls)
-
Lance Stroll (Aston Martin)
-
Gabriel Bortoleto (Sauber)
— Carlos Sainz (Williams) – Abandonou
A próxima etapa da Fórmula 1 promete ser decisiva para a Sauber. Com desempenho abaixo do esperado e reclamações públicas de seus pilotos, a equipe entra sob pressão para reverter o cenário nas próximas corridas.