GPS Brasília comscore

Max Verstappen começa a temporada da F-1 com vitória no GP do Bahrein

Fernando Alonso é a surpresa da prova, ao levar sua Aston Martin ao pódio, com o terceiro lugar

Compartilhe:

**A temporada 2023 começou como terminou a de 2022: com Verstappen sobrando na pista.** Neste domingo (5), ele voltou a mostrar a supremacia da Red Bull e abriu o ano com vitória no GP do Bahrein, a 36ª da carreira do holandês. **Sérgio Pérez, seu companheiro de equipe, fechou a prova em segundo lugar**. As emoções, no entanto, ficaram por conta do espanhol **Fernando Alonso**. A bordo da sua **Aston Martin**, ele contou com a quebra de motor de **Charles Leclerc**, na segunda metade da corrida para, partir para cima de **Carlos Sainz** e garantir o terceiro lugar na corrida.

A temporada se desenha mais uma vez com **o predomínio da Red Bull tendo a Ferrari como segunda força**. No entanto, o bom desempenho de Alonso promete colocar a Aston Martin no papel de uma provável surpresa ao logo das 23 corridas que vão compor o calendário deste ano da F-1. A próxima etapa da acontece no dia 19 de março, na Arábia Saudita.

Com a presença de Alonso no pódio, **o ferrarista Carlos Sainz teve que se contentar com o quarto lugar**. Lewis Hamilton chegou na quinta posição com Lance Stroll em sexto e George Russell na sétima colocação.

O GP do Bahrein contou com uma bela largada de Max Verstappen. Leclerc saltou logo para o segundo lugar. Alonso não iniciou bem e perdeu posições. A bandeira amarela foi acionada após um toque de Lance Stroll em seu pneu traseiro. **O espanhol, porém, logo deu início à uma corrida de recuperação** e, na 13ª volta, buscou a quinta posição ao ultrapassar George Russell.

O alto consumo de pneus no GP do Bahrein fez com que os competidores apostassem logo em uma parada nos boxes. **Verstappen foi um dos primeiros a uar essa estratégia** e deixou a ponta para Pérez que esperou mais algumas voltas para também trocar os pneus. Na volta 19, o holandês já era líder novamente, com o ferrarista **Charles Leclerc** em segundo, Pérez em terceiro, Sainz em quarto e Hamilton fechado o top cinco da prova.

**O rendimento do líder Verstappen começou a fazer a diferença na volta 21**, quando o holandês já tinha uma vantagem de pouco mais de dez segundos para a Ferrari de Leclerc. Em busca de uma aproximação, Pérez conseguiu a melhor volta da corrida ao cravar 1min37s240 na volta 22 e esquentou a disputa pelo segundo posto. Com o carro mais rápido, acabou reconquistando a vice-liderança na volta 26.

Com pouco mais da metade da prova concluída, a **Red Bull** deu mostras mais uma vez de que está sobrando em relação às concorrentes. Com uma vantagem de 15 segundos para Sérgio Pérez, Verstappen liderou com tranquilidade. As Ferraris de Leclerc e Sainz vinham logo depois. A bordo de sua Aston Martin, **Fernando Alonso brigou muito para tentar fazer frente às Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell**.

Um dos momentos mais emocionantes da corrida aconteceu entre as voltas 37 e 39, **na briga de Alonso e Hamilton pela quinta posição**. Na primeira tentativa, o espanhol chegou a ultrapassar o heptacampeão, mas levou o troco na retomada de velocidade na curva. Em seguida, ele repetiu a manobra e, com mais potência, acabou deixando o inglês para trás, assumindo o quinto posto.

Na volta 41, **uma pane no carro de Leclerc provocou a entrada do Safety Car**. O piloto teve que abandonar a corrida quando estava na terceira posição e seu companheiro de equipe passou a ocupar o terceiro lugar. Com a parada, a Aston Martin passou a figurar com seus dois pilotos entre os seis primeiros colocados. **Alonso virou quarto e Lance Stroll passou a ser o sexto, com Hamilton em quinto.**

**E foi na reta final que o Alonso deu o algo a mais. Ele passou a pressionar Pérez e, na volta 46, conseguiu ultrapassar a Ferrari**, conseguindo a terceira colocação e garantindo um lugar no pódio. Ao cruzar a linha de chegada ele fez seguidos zigue-zagues após receber a bandeirada como forma de comemoração ainda na pista.