Simetria e o balanço do Rio Sena: é assim que podemos descrever a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Verão, na França, ou simplesmente Paris 2024. Marcada para 26 de julho do próximo ano, a organização da competição apresentou a tocha que levará o fogo olímpico. O design é do francês Mathieu Lehanneur, conhecido por brincar com formas orgânicas, simetria e inspirações da natureza.
Neste vídeo Mathieu explica um pouco sobre o projeto:
Uma curiosidade é que o designer usou o mesmo projeto tanto para os jogos olímpicos, quanto para os jogos paraolímpicos. O motivo: promoção da igualdade, um dos conceitos de seu design para a peça. Apesar da simetria, a parte de cima é lisa, enquanto que a de baixo tem um alto relevo que lembra bem as ondinhas calmas do Rio Sena, que corta Paris.
A tocha lembra também a simplicidade das formas e podemos dizer que até um minimalismo funcional, afinal para que mais se o simples também é elegante?
“Para Paris 2024, e pela primeira vez na história, encontramos a perfeita simetria, falando mais claramente sobre igualdade”, disse Lehanneur. “Eu queria que fosse extremamente puro, icônico, quase elementar”, destacou.
O material da tocha é 100% reciclado, relembrando o valor sustentável do design e tem 70 centímetros de altura e 1,5 kg. A tocha levará a chama olímpica em um revezamento que incluirá 10 mil pessoas, as quais percorrerão toda a França — 400 cidades fazem parte do trajeto — antes de acender o caldeirão em 26 de julho de 2024, o início dos jogos.