GPS Brasília comscore

Mastodon: conheça a rede alternativa ao Twitter de Elon Musk

A rede, que possui o mesmo nome de um mamífero extinto –_mastodonte, uma espécie de mamute_ – também é o nome de uma **rede social** relativamente pequena e pouco conhecida que disparou em popularidade, de modo que muitos usuários do Twitter o experimentam como uma alternativa para se conectar com outras pessoas online.

O **Mastodon** permite que os usuários participem de vários servidores diferentes executados por inúmeros grupos e indivíduos, em vez de uma plataforma central controlada por uma única empresa como Twitter, Instagram ou Facebook. Ao passo que todas essas redes sociais são gratuitas, o Mastodon também está livre de anúncios. É desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos dirigida por Eugen Rochko, que criou o Mastodon em 2016, e é apoiado por crowdfunding, bem como por indivíduos e grupos que operam servidores.

Os usuários têm fugido do Twitter para isso nos últimos dias ou pelo menos procurando um segundo lugar para postar seus pensamentos on-line, pois a rede social muito mais conhecida enfrenta demissões, mudanças controversas de produtos, uma mudança esperada em sua abordagem à moderação de conteúdo e um saltar em retórica odiosa.

Mas, embora possa ser emocionante procurar uma nova rede social, também pode ser complicado. Mastodon e Twitter têm algumas semelhanças, mas são bem diferentes – tanto em como funcionam quanto em como são operados. Se você está interessado em sair do Twitter ou apenas quer conferir algo novo, continue lendo para descobrir como se inscrever e prosperar com o Mastodon.

**Mastodon x Twitter**

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/_4be6d966f7.jpg)

Muitos dos recursos e layout do Mastodon — particularmente em seus aplicativos iOS e Android — parecerão familiares para os usuários atuais do Twitter, embora com um palavreado ligeiramente diferente. Você pode seguir outras pessoas, criar postagens curtas — há um limite de 500 caracteres e você pode enviar imagens e vídeos –, favoritar ou republicar postagens de outros usuários e assim por diante.

Mastodon é bem diferente, e o processo de inscrição em particular pode atrair novos usuários. Isso porque não é tão simples quanto abrir um aplicativo ou página da web e configurar um nome de usuário e senha — você também precisa escolher um servidor onde sua conta Mastodon ficará.

Primeiro, não entre em pânico: não é necessário nenhum conhecimento técnico para se inscrever, mas você terá que seguir algumas etapas para criar sua conta e talvez tenha que ser paciente, pois o fluxo de novos usuários está sobrecarregando muitos servidores.

Vá para esta página da Web e, se quiser começar rapidamente, clique no pequeno menu suspenso que diz “velocidade de inscrição” e defina-o como “instantâneo” para ver os servidores com os quais você pode se inscrever imediatamente.

Em seguida, escolha um servidor. Existem servidores de interesse geral, como mastodon.world; servidores regionais como o sfba.social, voltado para pessoas na área da baía de São Francisco; e aqueles voltados para vários interesses também (muitos servidores revisam novas inscrições antes de aprová-las — como perguntando a usuários em potencial por que eles desejam ingressar — portanto, talvez seja necessário esperar se quiser ingressar em algum particular).

Você também precisará decidir como deseja acessar o Mastodon — em um smartphone, sugiro experimentar o aplicativo iOS ou Android, mas também existem muitos outros aplicativos gratuitos e pagos que farão o truque. Na web, posso acessar o Mastodon através do servidor com o qual estou registrado.

Um dos aspectos mais complicados de ingressar no Mastodon é encontrar pessoas que conheça e descobrir pessoas que queria seguir. Em parte, isso ocorre porque não há sugestões geradas por algoritmos de quem seguir, não há escaneamento de seus contatos em busca de pessoas que conhece e você pode não saber quais pessoas segue em outras redes de mídia social que já estão usando o Mastodon — ou como estão identificados, se eles já estiverem lá.

Semelhante ao Twitter, você pode usar hashtags no Mastodon para procurar tópicos e pessoas (“#TwitterMigration” é atualmente popular para recém-chegados). Existem também algumas ferramentas que pode usar para encontrar amigos do Twitter no Mastodon, como Twitodon. Na maioria das vezes, tomei o caminho mais manual pesquisando no Twitter pela palavra “Mastodon” para acessar pessoas que sigo que adicionaram nomes de usuário do Mastodon aos nomes de perfil do Twitter.

Você pode seguir qualquer outro usuário do Mastodon, não importa em qual servidor eles se inscreveram, mas em geral, só é possível ver facilmente as pessoas que seus amigos seguem ou são seguidas, se essas pessoas usarem o mesmo servidor que você — se você seguir alguém cuja conta está hospedada em seu servidor, também poderá ver uma lista completa das pessoas que seguem e são seguidas.

Uma vez que você tenha se estabelecido com um servidor e um punhado de pessoas para seguir, vai querer começar a ler as postagens dos outros e postar você mesmo. Notará rapidamente muitas diferenças sutis em relação ao Twitter. Por exemplo, as atualizações dos usuários são classificadas cronologicamente, em vez de algoritmicamente, como no Twitter e em muitas outras redes sociais.

Também não há um Mastodon equivalente ao recurso de tweet de citação do Twitter, onde você pode republicar a postagem de outro usuário e anexar seus próprios pensamentos a ela. O mais próximo que você pode obter é copiar e colar um link da publicação de um usuário em uma nova postagem e adicionar seus próprios comentários — apesar de qualquer pessoa que veja sua postagem tenha que clicar nesse link se quiser entender do que você está falando.

Essas diferenças não são ruins, e algumas delas podem ser realmente boas; isso pode fazer com que a postagem no Mastodon pareça um pouco menos reativa do que no Twitter, o que é ótimo para qualquer pessoa propensa a se irritar com as postagens de mídia social de outras pessoas. E muitas das pessoas que experimentam o Mastodon parecem prontas para uma mudança.

Veja também

A “psicopatia” é frequentemente associada a comportamentos antissociais e violentos, …

A série tem um clima clássico, do detetive particular que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI