GPS Brasília comscore

Massas de ar frio se aproximam do Brasil, mas calor permanece

Fim da onda de calor não trará alívio imediato, porém novas chuvas se aproximam do país
Chuvas foram registradas na Esplanada dos Ministérios
Chuvas foram registradas na Esplanada dos Ministérios | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Compartilhe:

A onda de calor que assolou as principais capitais brasileiras chega ao fim oficialmente, mas as temperaturas altas ainda persistem por mais alguns dias, segundo especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Diferentemente do esperado, a queda brusca das temperaturas não é imediata. Massas de ar frio e úmido estão a caminho, prometendo trazer chuvas a partir de segunda-feira (18/12), embora não representem uma diminuição significativa do calor nos próximos dias.

Segundo o Inmet, as primeiras precipitações não serão suficientes para trazer um alívio imediato. A previsão aponta para a possibilidade de pancadas de chuvas em 20 capitais, enquanto em Brasília são esperadas pancadas com trovoadas isoladas durante os próximos dias.

Para a segunda-feira, a expectativa do Inmet é que todas as capitais ainda registrem temperaturas acima de 30ºC, com Cuiabá (MT) atingindo os 40ºC. Previsões indicam chuvas em 20 capitais, incluindo Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

A semana passada foi marcada pelo alerta do Inmet sobre os perigos da onda de calor, que atingiu temperaturas até 5ºC acima da média.

O fenômeno se estendeu por áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Sul, além de partes da Bahia, Tocantins e Rondônia, impactando um total de 3.352 municípios, representando um risco à saúde.