A partir do dia 14 de novembro será realizado em Brasília o Concerto Negro com uma extensa programação musical para celebrar a cultura afro-brasileira e o Dia da Consciência Negra. Entre as atrações está o cantor Martinho da Vila, que sobe ao palco no dia 16.
A segunda edição do evento tem curadoria do maestro Fabiano Medeiros e também conta com uma programação diversificada de atividades, como Roda de Saberes, com a participação de artistas e gestores culturais negros para ser um espaço de troca e reflexão sobre a cultura afro-brasileira. A professora e cantora lírica Aida Kellen, a cantora Dhi Ribeiro, o músico Marcelo Café, a spalla da Orquestra Zumbi dos Palmares, Kátia Pinheiro, e o professor da UnB Alciomar Oliveira participam do encontro.
No sábado, dia 16, Martinho da Vila faz uma única, juntamente com a Orquestra Zumbi dos Palmares, sob a regência do maestro Leonardo Bruno, que apresenta concerto marcado pelo encontro do erudito com o popular em uma pegada afro-brasileira.
E domingo, dia 17, a programação segue com a Orquestra Zumbi dos Palmares, o Coral Família Alcântara, Dhi Ribeiro e Lia de Itamaracá encerrando o evento com performances cheias de ancestralidade. Ambas as apresentações contam com a participação da soprano brasiliense Aida Kellen.
O evento, que vai contar com intérpretes de libras e audiodescrição, foi idealizado pelo maestro Leonardo Bruno e Martinho da Vila.
“Em 1986, eu e Martinho começamos esse trabalho e em 1989 fizemos a primeira apresentação com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, onde eu era titular. Nós conversávamos muito e dessas conversas surgiam memórias de canções lindas do Brasil Escravo. E fomos organizando o que poderia caber nesse concerto. No final, já tínhamos o repertório que se somou à minha experiência sinfônica”, relembra o maestro.
O projeto ainda terá, nesta edição, ações socioambientais, como o plantio de mudas no Distrito Federal para reforçar o compromisso do projeto com a sustentabilidade.
Programação
14/11 – Quinta-feira, às 15h
Roda de Saberes com debates e trocas de experiências sobre os desafios e conquistas de artistas e gestores negros no Brasil. Os participantes compartilharão suas trajetórias de vida e carreira, contribuindo para a reflexão sobre o protagonismo negro na música e na gestão cultural.
Local: Escola de Música de Brasília
15/11 – Sexta-feira, às 20h
Ensaio aberto com Martinho da Vila, Lia de Itamaracá, Família Alcântara Coral, Dhi Ribeiro, Maestro Leonardo Bruno e Orquestra Zumbi dos Palmares
Local: Complexo Cultural Ibero-Americano
16/11 – Sábado, às 20h
Concerto com Martinho da Vila, Família Alcântara Coral, Dhi Ribeiro, Lia de Itamaracá, maestro Leonardo Bruno e Orquestra Zumbi dos Palmares
Local: Complexo Cultural Ibero-Americano
17/11 – Domingo, às 19h
Concerto com Lia de Itamaracá, Família Alcântara Coral, Dhi Ribeiro, Maestro Leonardo Bruno e Orquestra Zumbi dos Palmares
Local: Complexo Cultural Ibero-Americano