Martinho da Vila se apresenta em Brasília em programação do Concerto Negro

Foto: Cortesia

A partir do dia 14 de novembro será realizado em Brasília o Concerto Negro com uma extensa programação musical para celebrar a cultura afro-brasileira e o Dia da Consciência Negra. Entre as atrações está o cantor Martinho da Vila, que sobe ao palco no dia 16.

A segunda edição do evento tem curadoria do maestro Fabiano Medeiros e também conta com uma programação diversificada de atividades, como Roda de Saberes, com a participação de artistas e gestores culturais negros para ser um espaço de troca e reflexão sobre a cultura afro-brasileira. A professora e cantora lírica Aida Kellen, a cantora Dhi Ribeiro, o músico Marcelo Café, a spalla da Orquestra Zumbi dos Palmares, Kátia Pinheiro, e o professor da UnB Alciomar Oliveira participam do encontro. 

No sábado, dia 16, Martinho da Vila faz uma única, juntamente com a Orquestra Zumbi dos Palmares, sob a regência do maestro Leonardo Bruno, que apresenta concerto marcado pelo encontro do erudito com o popular em uma pegada afro-brasileira. 

E domingo, dia 17, a programação segue com a Orquestra Zumbi dos Palmares, o Coral Família Alcântara, Dhi Ribeiro e Lia de Itamaracá encerrando o evento com performances cheias de ancestralidade. Ambas as apresentações contam com a participação da soprano brasiliense Aida Kellen.

O evento, que vai contar com intérpretes de libras e audiodescrição, foi idealizado pelo maestro Leonardo Bruno e Martinho da Vila.

“Em 1986, eu e Martinho começamos esse trabalho e em 1989 fizemos a primeira apresentação com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, onde eu era titular. Nós conversávamos muito e dessas conversas surgiam memórias de canções lindas do Brasil Escravo. E fomos organizando o que poderia caber nesse concerto. No final, já tínhamos o repertório que se somou à minha experiência sinfônica”, relembra o maestro.

O projeto ainda terá, nesta edição, ações socioambientais, como o plantio de mudas no Distrito Federal para reforçar o compromisso do projeto com a sustentabilidade.

Programação

14/11 – Quinta-feira, às 15h 

Roda de Saberes com debates e trocas de experiências sobre os desafios e conquistas de artistas e gestores negros no Brasil. Os participantes compartilharão suas trajetórias de vida e carreira, contribuindo para a reflexão sobre o protagonismo negro na música e na gestão cultural.

Local: Escola de Música de Brasília

15/11 – Sexta-feira, às 20h

Ensaio aberto com Martinho da Vila, Lia de Itamaracá, Família Alcântara Coral, Dhi Ribeiro, Maestro Leonardo Bruno e Orquestra Zumbi dos Palmares

Local: Complexo Cultural Ibero-Americano

16/11 – Sábado, às 20h

Concerto com Martinho da Vila, Família Alcântara Coral, Dhi Ribeiro, Lia de Itamaracá, maestro Leonardo Bruno e Orquestra Zumbi dos Palmares

Local: Complexo Cultural Ibero-Americano

17/11 – Domingo, às 19h

Concerto com Lia de Itamaracá, Família Alcântara Coral, Dhi Ribeiro, Maestro Leonardo Bruno e Orquestra Zumbi dos Palmares

Local: Complexo Cultural Ibero-Americano

Relacionados.

Clube do Choro de Brasília celebra os 10 anos do Festival Divas do Samba

Feira de cervejas artesanais movimenta Brasília neste fim de semana

No Iguatemi Brasília, CineMaterna exibe filmes para famílias com bebês