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Martha Leonardis conta como construiu uma carreira de sucesso em entrevista à Forbes Mulher

Martha Leonardis tem mais de 10 anos de carreira no BTG Pactual, onde aprimorou a arte do relacionamento, tanto dentro quanto fora do banco. Formada em Direito, começou no terceiro setor antes de transitar para o mercado financeiro. “Eu não sabia nada de finanças, mas tinha meu networking”, afirma a executiva, que ascendeu até se tornar sócia da instituição.

Iniciando na área comercial, Martha utilizou suas conexões para promover negócios no banco. Em 2017, buscando se reportar diretamente ao CEO, decidiu inovar internamente e atrair clientes através de eventos. Atualmente, além de liderar a área de responsabilidade social do BTG – uma das maiores empresas de capital aberto do mundo, segundo a Forbes – ela também apresenta o podcast “A arte de se relacionar”. “Me tornei a mulher que fala pelo banco.”

A comunicação sempre foi natural para Martha, que usa o Instagram para ajudar seus mais de 180 mil seguidores a desenvolver networking e expandir suas redes para alcançar sucesso na carreira. “Ninguém é treinado para isso, mas todos precisam desenvolver essa habilidade para vender seu trabalho.”

Em um mercado competitivo e em constante mudança, as soft skills – como a comunicação – podem ser mais valiosas que as habilidades técnicas. Um estudo da Universidade de Harvard, junto com a Carnegie Foundation e o Stanford Research Center, revelou que 85% do sucesso no trabalho está ligado a habilidades interpessoais, e apenas 15% ao conhecimento técnico.

Dado o impacto das interações na carreira, Martha defende que o networking seja uma prioridade para todos os profissionais – do estagiário ao CEO. “Não é ao acaso, é preciso investir tempo e dinheiro”, diz ela. Na sua agenda, sempre há espaço para um almoço de networking e eventos importantes durante a semana, deixando os encontros de lazer para os fins de semana.

Martha desfaz a ideia de que fazer networking é ser interesseiro ou transacional. “Sou genuinamente interessada em conhecer pessoas”, afirma, circulando entre diferentes grupos. “Networking é uma palavra mais comercial, mas trata-se de conexões. Através das pessoas, você se torna muito mais profundo e interessante do que ficando na sua própria bolha.”

Sem medo de buscar seu espaço, Martha alcançou o topo em um mercado ainda predominantemente masculino. “As mulheres sentem que precisam ter muita certeza antes de falar e têm medo de errar, ao contrário dos homens”, observa. Talvez por essas inseguranças, pesquisas indicam que as mulheres se preparam mais para reuniões ou apresentações importantes. “Já que nos preparamos e temos conteúdo, precisamos treinar para perder o medo de nos posicionar.”

Melhores práticas de networking

Martha Leonardis compartilha suas principais dicas para construir e manter uma rede profissional:

  1. Faça sua rede trabalhar por você: Cultive e mantenha relações com antigos chefes e colegas que apreciem seu trabalho e possam referenciá-lo.
  2. Aproveite sua rede para se conectar com outras pessoas: A indicação é importante porque traz validação.
  3. Esteja feliz com sua imagem: Se não estiver bem consigo mesmo, será difícil se conectar com outras pessoas.
  4. Use as redes sociais a seu favor: Conecte-se com pessoas do mundo todo ou faça um primeiro contato via LinkedIn.
  5. Estabeleça metas: Agende um almoço de networking ou um evento por semana, por exemplo.
  6. Esteja aberto para se conectar: Não adianta ir ao evento e ficar mexendo no celular em um canto.
  7. Manter relações é tão importante quanto fazer novas: Busque novos contatos, mas cultive os antigos.
  8. Linguagem corporal é importante: Atente-se à forma como você e os outros se posicionam.
  9. Olho no olho: Demonstre interesse pelo que a pessoa está falando.
  10. Encontros presenciais são importantes: O virtual ajuda, mas nada substitui o contato físico.
  11. Ouça: Quando estiver inseguro, ouça a outra pessoa.
  12. Networking é para qualquer fase da carreira: Para os jovens, ajuda a crescer; para os mais velhos, redefine os próximos passos.
  13. Aproveite os eventos: São ótimos momentos de networking. Use os intervalos e cafés para se conectar.
  14. Seja transparente: Seja objetivo e verdadeiro sobre os assuntos que deseja tratar.

 

Rafael Badra

Jornalista e sócio-fundador do GPS, atua como director-executivo do hub.

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