Sensação nas cafeterias italianas, o famoso Mariotozzo é um pão macio, levemente adocicado, recheado com uma generosa porção de chantilly fresco. A iguaria tem feito sucesso nos estabelecimentos mais simples às confeitarias de grandes chefs de Roma e cada vez mais vem ganhando fãs de outras partes do mundo.
A boa notícia é que já é possível experimentá-lo no Brasil sem precisar ir até outro continente. Em São Paulo, por exemplo, casas de doces típicos italianos já incluíram o Mariotozzo no cardápio. Qui o Qua Forneria e Pasticceria, além do Shihoma Deli, na Vila Madalena.
História
A receita do Mariotozzo é antiga, mas ficou esquecida na Itália e recentemente ganhou os cafés de Roma e as redes sociais. O termo vem do italiano “marito”, que significa marido. Diz a lenda que, lá na Roma Antiga, os homens presenteavam suas amadas com um maritozzo, escondendo um anel ou algo valioso dentro.
O mariotozzo tradicional é o pão cortado ao meio e recheado com panna, um chantilly leve comum em doces italianos. Existem variações regionais que incluem recheios como creme de confeiteiro, sorvete e a iguaria ganhou até versões salgadas.