GPS Brasília comscore

Mario Sergio Cortella indica dez livros que todo mundo precisa ler

A lista de indicações tem desde clássicos religiosos, como a bíblia, a ficção histórica

A leitura é um hábito essencial para o desenvolvimento pessoal e intelectual. O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella reforçou essa ideia durante uma entrevista recente. Aos 71 anos, ele abriu sua biblioteca pessoal e compartilhou uma lista com os dez livros que, segundo ele, todo mundo precisa ler ao longo da vida. A seleção inclui obras clássicas da filosofia, textos religiosos, ficção histórica e literatura infantil.

Apesar de já ter acumulado cerca de dez mil livros, Cortella afirma que, nos últimos anos, passou a doar grande parte de sua coleção. “Eu tinha estantes por todas as partes. Mas, nos dez anos mais recentes, fui ficando com uma perspectiva agoniante, que era a de encontrar um livro parado ou guardado”, explicou. Hoje, mantém cerca de mil títulos em casa, entre eles, os que considera mais significativos.

A seguir, confira os dez livros indicados pelo escritor:

Bíblia 

“É preciso ler, porque ela é a referência de muitas coisas, independentemente de religião”, disse o escritor. 

O Discurso do Método, de Descartes

“E também vale ler Meditações. Meu primeiro livro foi uma obra sobre Descartes, e mexeu comigo porque ele trouxe algumas das ideias mais firmes deste pensador em relação à dúvida metódica”, sugeriu.

Fédon, de Platão

“Uma das obras mais belas que eu já vi na vida, que fala sobre a imortalidade da alma”, diz o filósofo.

Criação, de Gore Vidal

“Um livro que narra uma aventura no século 5 e ao mesmo tempo tem toda uma reflexão sobre qual é a origem da vida. É maravilhoso. São mais de 600 páginas de alegria pura”, disse Mario. 

A Divina Comédia, de Dante Alighieri

“Tem que passear por ela. É fundamental. É produção humana, porque é beleza, é encantamento, é ensinamento”, comentou o escritor. 

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

“Foi o primeiro livro que eu li na minha vida. E recentemente ganhei as obras completas de Monteiro Lobato. Nem abri, mantive-as preservadas, para passar aos meus netos”, sugeriu em clima de nostalgia.

O Príncipe, de Nicolau Maquiavel

“É um dos clássicos que há que se ler”, afirmou. 

A Política, de Aristóteles

“Não existe filosofia sem Aristóteles. Também vale a leitura de Arte Retórica e Arte Poética, muito marcante para se compreender o lugar da arte, o lugar da percepção, da comunicação humana”, sugeriu. 

Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire

“Ele busca capturar aquilo que é a necessidade de uma formação que leve a pessoa a romper as suas amarras. E a primeira amarra é a da própria pessoa. E tem uma das passagens mais interessantes para mim: ‘ninguém se educa sozinho, ninguém educa ninguém, nós nos educamos mutuamente’. Isto é, só é um bom ‘aprendente’ quem for um bom ‘ensinante'”.

Suma teológica, de Tomás de Aquino

“Fundamental para entender a filosofia. No século 12, ele agregou a ciência e a filosofia, a razão e a fé num movimento muito forte retomando Aristóteles”, sugeriu.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.