GPS Brasília comscore

Maria Elizabeth toma posse como presidente do STM e deixa vaga para Verônica Sterman

Cerimônia de posse será nesta semana no Teatro Nacional em Brasília

A ministra do Supremo Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha assumirá a presidência da Corte nesta quarta-feira (12), em cerimônia realizada na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

Na cerimônia, o tenente-brigadeiro do ar Francisco Camelo, atual presidente do STM, também será nomeado para o cargo de vice.

Essa é a primeira vez na história, o STM escolhe uma mulher como presidente da Corte. Elizabeth tem 65 anos e é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e tem mestrado em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e também tem pós-doutorado em Direito Constitucional na Universidade Clássica de Lisboa. A magistrada era a única entre os 15 integrantes civis e militares desde 2007.  

No lugar de Elizabeth ficará Verônica Abdalla Sterman, que indicada neste sábado (8), dia Internacional da Mulher, para compor o quadro de ministros do Tribunal Militar. Verônica é advogada formada pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem especialização em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Também tem pós-graduação pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em parceria com a Universidade de Coimbra e mestrado em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo. Já foi assessora e relatora do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados em São Paulo (OAB-SP).

Verônica é fundadora do escritório Abdalla Sterman Sociedade de Advogados, especializado em Direito Penal e Penal Econômico.

A nova ministra foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga do ministro José Coêlho Ferreira, que vai se aposentar. A corte é responsável por processar e julgar crimes militares previstos no Código Penal Militar (CPM).

No entanto, ela ainda precisará passar por uma sabatina para ser aprovada pelo Senado Federal. Se aprovada, assumirá o cargo no dia 10 de abril.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

Uso excessivo de eletrônicos, falta de acompanhamento médico e luz …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.