Estrela da MPB e uma das maiores cantoras do Brasil, Maria Bethânia vai cantar na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília. A artista ficará responsável por interpretar o Hino Nacional logo no início da cerimônia, marcada para começar às 16h.
Não é a primeira vez que uma estrela da música popular brasileira é convidado para cantar na cerimônia de posse de um presidente da Corte Suprema. Em 2012, a também baiana Daniela Mercury quebrou o protocolo e cantou o Hino Nacional na posse do então ministro Ayres Britto. O mesmo já fizeram Caetano Veloso, em 2016, quando Cármen Lúcia assumiu o comando do Supremo, e Raimundo Fagner, na vez de Luiz Fux.
São aguardados 1,2 mil convidados, entre autoridades do mundo político e jurídico nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que opera o fêmur no dia seguinte, é aguardado na solenidade – que também intitula Edson Fachin como vice-presidente -, mas não discursará. Apenas terão fala o representante da Procuradoria-Geral da República (PGR); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e o próprio Barroso. Antes, um ministro da Corte falar, dando boas-vindas ao novo presidente.