Em uma decisão tomada em comum acordo com o Podemos e com o aval da presidente nacional da legenda, deputada Renata Abreu, o senador Marcos do Val aceitou o convite para integrar a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Senado Federal.
A nova composição resultará na formação do maior bloco parlamentar de oposição, unindo os dois partidos e contando com nove senadores.
De acordo com nota enviada à imprensa, o convite teria sido prontamente aceito pelo senador Marcos do Val, que considerou como “uma consequência direta de seu trabalho no Senado em oposição ao atual governo federal”.
Além disso, segundo o texto, o convite foi motivado também pela colaboração do parlamentar nas investigações relacionadas aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. “E pelo apoio expressivo de 41 senadores contra as decisões monocráticas e consideradas inconstitucionais do ministro Alexandre de Moraes”.
“O senador Marcos do Val seguirá cumprindo a sua missão na oposição e, exercendo a liderança do bloco parlamentar, buscará servir ao Brasil e ao Espírito Santo com mais trabalho e mais empenho”, finaliza o texto.