O Marco Zero de Brasília, localizado no Buraco do Tatu, na área central da capital, vai ganhar uma iluminação cênica com tecnologia avançada. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), determinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), será inaugurada durante as comemorações dos 65 anos da capital, entre os dias 17 e 21 de abril.
O novo sistema foi desenvolvido pela Companhia Energética de Brasília (CEB), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o 6º Batalhão da Polícia Militar e o Arquivo Público do Distrito Federal. A proposta visa valorizar o local onde, simbolicamente, começou a construção da cidade, transformando o espaço em um ponto turístico iluminado e interativo.
Com capacidade para até 3 milhões de combinações de cores por meio de tecnologia RGB, os projetores instalados irão destacar o marco central gravado no asfalto e as esculturas em alto relevo que representam o Plano Piloto, nas laterais do espaço. A operação do sistema será feita de forma remota, com integração ao Centro de Comando Operacional (CCO) da CEB, garantindo controle em tempo real e manutenção eficiente.
“O Marco Zero é o coração simbólico de Brasília, onde tudo começou. Iluminar esse espaço com tecnologia de última geração é mais do que uma ação de infraestrutura, é um gesto de respeito à nossa história e à memória da cidade. É um presente que entregamos com muito orgulho aos brasilienses”, destacou Edison Garcia, presidente da CEB.
Redescoberto no ano passado, o Marco Zero se tornou um novo ponto de visitação para brasilienses e turistas. A iluminação artística permitirá ambientações específicas em datas comemorativas e eventos especiais, reforçando o simbolismo histórico e urbanístico da capital.