Categories: Saúde

Março amarelo, azul-marinho e lilás, conheça as campanhas

Com a chegada de março, diversas campanhas de saúde são promovidas em todo o mundo, visando a conscientização e prevenção de doenças que impactam milhões de pessoas. Este mês, três importantes campanhas ganham destaque: Março Amarelo, Março Azul-Marinho e Março Lilás.

Março Amarelo – Endometriose

O mês de março é dedicado à conscientização sobre a endometriose, uma condição que afeta milhões de mulheres globalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 176 milhões de mulheres no mundo sofrem com a endometriose. No Brasil, mais de 7 milhões de mulheres são afetadas pela doença.

A endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, o que pode causar sintomas como cólicas menstruais intensas, dor durante relações sexuais, sangramento ao urinar e evacuar, fadiga, entre outros.

A endometriose atinge mais de mais de 7 milhões de mulheres no Brasil (Canva Pro)

Março Azul-Marinho – Câncer de Intestino ou Colorretal

O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Originando-se no intestino grosso e no reto, essa forma de câncer é mais prevalente em indivíduos com mais de 50 anos.

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer colorretal, incluindo o consumo excessivo de álcool, carnes vermelhas, embutidos e carnes processadas, além da baixa ingestão de frutas, legumes e cereais integrais.

Março Lilás – Câncer do Colo do Útero

Março também é marcado pela conscientização sobre o câncer do colo do útero, que é a quarta maior causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil, conforme dados do INCA.

A prevenção do câncer do colo do útero é possível através do exame preventivo Papanicolau, recomendado para todas as mulheres com mais de 25 anos e vida sexual ativa, a cada três anos. 

Além disso, é fundamental o uso de preservativos durante as relações sexuais e a vacinação contra o HPV, disponível para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. A vacina reduz significativamente o risco de desenvolvimento do câncer do colo do útero e de verrugas genitais.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Mateus Solano cobra publicamente pagamento por reprises de novela

A repercussão levou a Rede Globo a se pronunciar, garantindo que os pagamentos são efetuados…

12 minutos ago

Ministério Público do DF vai ajuizar ação de inconstitucionalidade contra o PPCub

Informação foi dada na segunda audiência pública realizada na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do…

54 minutos ago

Resultado final do Concurso Unificado será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame

1 hora ago

Verão europeu no GPS|Brasília: Manuella Sena nos leva por Portugal

Mestranda em Portugal, a advogada listou passeios imperdíveis em Comporta, Cascais, Costa da Caparica, Lisboa…

2 horas ago

Cúpula com China e Rússia combate o “separatismo e o extremismo”, segundo Putin

Reunião anual do grupo acontece em Astana, capital do Cazaquistão

2 horas ago

Bia Haddad Maia só precisou de três games para avançar em Wimbledon

Na chave de duplas, Luisa Stefani foi eliminada logo na estreia com um duro 2…

3 horas ago