GPS Brasília comscore

Março amarelo, azul-marinho e lilás, conheça as campanhas

Com a chegada de março, diversas campanhas de saúde são promovidas em todo o mundo, visando a conscientização e prevenção de doenças que impactam milhões de pessoas. Este mês, três importantes campanhas ganham destaque: Março Amarelo, Março Azul-Marinho e Março Lilás.

Março Amarelo – Endometriose

O mês de março é dedicado à conscientização sobre a endometriose, uma condição que afeta milhões de mulheres globalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 176 milhões de mulheres no mundo sofrem com a endometriose. No Brasil, mais de 7 milhões de mulheres são afetadas pela doença.

A endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, o que pode causar sintomas como cólicas menstruais intensas, dor durante relações sexuais, sangramento ao urinar e evacuar, fadiga, entre outros.

A endometriose atinge mais de mais de 7 milhões de mulheres no Brasil (Canva Pro)

Março Azul-Marinho – Câncer de Intestino ou Colorretal

O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Originando-se no intestino grosso e no reto, essa forma de câncer é mais prevalente em indivíduos com mais de 50 anos.

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer colorretal, incluindo o consumo excessivo de álcool, carnes vermelhas, embutidos e carnes processadas, além da baixa ingestão de frutas, legumes e cereais integrais.

Março Lilás – Câncer do Colo do Útero

Março também é marcado pela conscientização sobre o câncer do colo do útero, que é a quarta maior causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil, conforme dados do INCA.

A prevenção do câncer do colo do útero é possível através do exame preventivo Papanicolau, recomendado para todas as mulheres com mais de 25 anos e vida sexual ativa, a cada três anos. 

Além disso, é fundamental o uso de preservativos durante as relações sexuais e a vacinação contra o HPV, disponível para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. A vacina reduz significativamente o risco de desenvolvimento do câncer do colo do útero e de verrugas genitais.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.