Categories: Life

Marcha das Margaridas reunirá 100 mil mulheres em Brasília

Considerada a maior ação política feminina da América Latina, a 7ª Marcha das Margaridas deve reunir mais de 100 mil mulheres na próxima semana. Elas defendem o lema é Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver. No primeiro dia, terça-feira (15),  o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade sediará debates, oficinas, rodas de conversa, exibição de vídeos, práticas integrativas, apresentações culturais e plenárias.  A abertura política será às 17 horas.  Já na quarta-feira (16), às 7h, as mulheres marcham do Parque da Cidade em direção à Esplanada dos Ministérios.

 

A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), pelas federações e sindicatos filiados, além de 16 organizações parceiras. Conta com o patrocínio da Caixa, do Conselho Nacional do Sesi, do Sebrae e do Governo Federal.

 

“Estamos a todo vapor. As Margaridas de todos os estados brasileiros estão se organizando e se preparando para esse grande momento. Margaridas de outros países também estarão aqui para conhecer essa grande ação e a fortalecer a nossa luta, que é comum em todo o planeta. São quatro anos de construção coletiva, de formação, de caravanas, de audiências públicas e de construção de propostas para coroar com a nossa grande marcha em Brasília”, enfatizou a secretária de Mulheres da Contag e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais.

 

Entenda – A Marcha das Margaridas tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, uma trabalhadora rural nordestina e líder sindical, que rompendo com padrões tradicionais de gênero ocupou, por 12 anos, a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Por lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, Margarida Alves foi cruelmente assassinada na porta da sua casa, no dia 12 de agosto de 1983.

 

A Marcha das reúne anseios femininos num documento organizado em 13 eixos políticos, sendo que a pauta do movimento foi entregue ao governo federal, durante evento com a participação de 13 ministras e ministros de Estado, no Palácio do Planalto, no dia 21 de junho. 

Serviço:
Marcha das Margaridas 2023
15/8 – Evento começa pela manhã no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
16/8  – A partir das 7 horas, começa a marcha com saída do Pavilhão do Parque da Cidade em direção à Esplanada dos Ministérios.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Que tal receber dinheiro para morar na Europa? Seis cidades oferecem benefícios

Os incentivos oferecidos atualmente podem chegar até R$ 175 mil

8 horas ago

X garante pagamento de multas e Moraes determina desbloqueio de contas bancárias da rede social

Plataforma de Elon Musk informou ao STF que cumprirá exigências para retomar atividades no Brasil

10 horas ago

Golpes digitais afetam 24% da população brasileira, aponta DataSenado

Pesquisa revela que mais de 40 milhões de brasileiros perderam dinheiro devido a crimes cibernéticos

11 horas ago

No Lide, senador Izalci diz que empresários vivem em um “manicômio tributário”

Na residência do economista Fernando Cavalcanti, governador Ibaneis pede união política para que a reforma…

11 horas ago

Giro Gastronômico GPS|Brasília: Dia do Vegetariano, novas casas e cardápios de primavera

De saladas personalizadas a rodízios exclusivos, veja o que está fazendo sucesso na capital

12 horas ago

Avião de Lula retorna à Cidade do México após problemas técnicos

Aeronave VC-1 enfrentou uma pane e deve realizar troca antes de retornar a Brasília

12 horas ago