Imagine percorrer trilhas entre lagos glaciais, montanhas monumentais, bosques centenários ou vinhedos aos pés da Cordilheira dos Andes. Tudo isso no ritmo cadenciado de uma cavalgada. O que antes parecia restrito a poucos entusiastas agora ganha fôlego como tendência de viagem para quem busca experiências autênticas, contato com a natureza e um toque de sofisticação.
De olho nesse público, a Auroraeco Viagens, reconhecida por seus roteiros personalizados em destinos remotos, acaba de anunciar uma parceria com a Cavalgadas Sob Medida, empresa fundada pela amazona Fabiana Maroni, especializada em roteiros a cavalo no Brasil e no exterior. A união das expertises promete elevar o padrão desse tipo de experiência.
“O mais bacana de toda experiência é fazer parte, integralmente, daquele lugar que você está conhecendo. É uma vivência muito única, onde você faz parte, literalmente, da paisagem, é recebido por comunidades locais e conhece cenários sob uma outra perspectiva que só é possível de cima de um cavalo. Fora o vínculo e a conexão com o animal, e com a gente mesmo”, destaca Guilherme Padilha, CEO da Auroraeco, em entrevista exclusiva ao GPS|Brasília.

Guilherme Padilha
A parceria inaugura uma nova fase para o turismo equestre, com viagens cuidadosamente desenhadas para pequenos grupos (de seis a 12 pessoas), respeitando o tempo de cada viajante, o nível de habilidade na montaria e o desejo de conexão com a paisagem e a cultura local. E também acompanhada por um guia local, familiarizado com a tropa, um carro de apoio, de plantão, alocado na hospedagem ou em locais estratégicos.
E Padilha garante, todo mundo pode participar: “O principal é ter familiaridade com o cavalo. Não ter medo, sentir confiança e saber o básico. Alguns destinos são mais apropriados para cavaleiros iniciantes, onde a trilha é regular, os cavalos são mansos. Já outros exigem maior experiência, resistência e técnica. Antes de cada cavalgada, sinalizamos os níveis entre iniciante, intermediário e avançado, e realizamos uma entrevista com o cavaleiro para entender o perfil”.

Torres Del Paine – Estancia Cerro Guido
Além das saídas privativas sob demanda, já estão confirmados cinco roteiros na Argentina e no Chile entre outubro e dezembro de 2025.
“Temos uma boa variedade de destinos. Além do Brasil, inclui também América Central, Europa e África. No entanto, com certeza, Argentina e Chile estão entre os mais procurados. Além da diversidade de cenários entre vales, vulcões, lagos e picos nevados, os dois países têm forte relação com a cultura e tradição equestre e oferecem excelentes opções de vinícolas, que conversam muito bem com nossas cavalgadas”, conclui Padilha.

7 Lagos – Arroyo Verde
Torres del Paine, Chile – 27 a 31 de outubro de 2025
A cavalgada acontece a partir da Estancia Cerro Guido e explora diferentes paisagens do Parque Nacional Torres del Paine. Em meio às icônicas torres de granito, lagos glaciais e fauna nativa, a experiência também contempla o trabalho da Fundação Cerro Guido, que alia pecuária regenerativa à conservação da vida selvagem.

Torres Del Paine – Estancia Cerro Guido

Torres Del Paine – Estancia Cerro Guido
Rota dos 7 Lagos, Argentina – 31 de outubro a 04 de novembro de 2025
Florestas centenárias, lagos escondidos e mirantes panorâmicos formam o cenário deste roteiro imersivo que percorre o norte da Patagônia. O acolhimento diário é na charmosa Estancia Arroyo Verde, que oferece estrutura confortável e gastronomia acolhedora.

7 Lagos – Arroyo Verde

7 Lagos – Arroyo Verde
Mendoza, Argentina – 19 a 24 de novembro de 2025
Entre montanhas, vinhedos e rios do Vale do Uco, a cavalgada visita quatro estâncias com hospedagens charmosas e ritmo sereno. O roteiro mistura trilhas suaves com paisagens impactantes e experiências como pescarias, caminhadas e refeições locais — sempre com uma taça de Malbec por perto.

Mendoza
Isla Victoria, Argentina – 26 a 30 de novembro de 2025
Trilhas históricas, praias de águas cristalinas e mirantes para os Andes marcam a travessia na Ilha Victoria, dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi. A hospedagem no Isla Victoria Lodge oferece conforto sem excessos, ideal para quem busca isolamento e contemplação.
Salta, Argentina – 1º a 5 de dezembro de 2025
Com início na cidade colonial de Salta, o roteiro passa por campos abertos, plantações de tabaco e colinas nativas. Cavaleiros e amazonas compartilham momentos com gaúchos locais e saboreiam refeições feitas no fogo de chão. Uma imersão autêntica na cultura do norte argentino.

Salta

Salta
Dicas da especialista Fabiana Maroni para quem quer começar a cavalgar viajando:
“Em cima do cavalo, você sente o vento, o cheiro da terra, os sons da natureza de forma mais intensa. Já vi pessoas se emocionarem profundamente durante a jornada. Eu mesma sempre fico emocionada a cada viagem.”
- Vista-se com sabedoria: “Uma roupa adequada faz toda a diferença em termos de conforto e segurança quando vamos estar montados por alguns dias“;
- Ouça os guias: “Nossos guias são locais e conhecem cada trilha como a palma da mão. Eles estão familiarizados com a tropa e sabem tudo sobre o terreno. Siga as orientações deles, confie na experiência e aproveite a jornada”;
- Esteja aberto ao inesperado: “A natureza é imprevisível, e é isso que torna cada cavalgada uma aventura. Pode chover, o tempo pode virar, mas esses “imprevistos” muitas vezes se transformam nas melhores histórias e momentos da viagem. Uma chuva leve pode se transformar em um belo arco-íris”.