GPS Brasília comscore

Maquiagem permanente: conheça os benefícios e riscos da técnica

Publicado: Atualizado:

Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum ver procedimentos estéticos com o objetivo de facilitar a rotina de beleza, principalmente das mulheres e no país que é o segundo no mundo no ranking dos que mais realizam procedimentos estéticos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Além da já conhecida harmonização facial, os centros de estética ampliam seus serviços e oferecem agora é ainda mais comum maquiagem permanente. Como o próprio nome já diz, são procedimentos que servem para pigmentar partes do rosto, eliminando alguns passos da maquiagem na hora de se arrumar.

Maria Placides é especialista em maquiagem permanente nas áreas dos lábios e olhos — nas sobrancelhas e pálpebra com delineado. A técnica é uma espécie de tatuagem, com o chamado tatoo pen (aparelho de tatuagem, porém com uma agulha especial, muito mais fina). “Os procedimentos são sempre feitos em duas sessões e são usados pigmentos específicos para micropigmentação”, explica.

De acordo com a profissional, por ser uma tatuagem cosmética no rosto, as pessoas precisam pensar muito antes de escolher o profissional. “Há riscos de lesões, sobretudo em estabelecimentos que não são auditados, não possuem alvará e não utilizam produtos e protocolos chancelados pela Anvisa”, analisa. Também há contraindicações, além de gestantes e lactantes, pessoas que estejam em processo de tratamentos com ácidos, com lesões na área a ser pigmentada ou com rosácea muito inflamada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) houve um aumento de 390% na busca por procedimentos estéticos no país somente no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Na pesquisa, foram entrevistadas 1.218 pessoas e dessas 80% já realizaram algum procedimento estético.

Prova do interesse crescente é um outro procedimento que vem ganhando o coração das mulheres, a camuflagem permanente de olheiras, também conhecida como “tatuagem”, nessa área do rosto, abaixo dos olhos, onde a pele tende a ficar mais escura.

O procedimento é feito pela especialista em pigmentação estética Sue Machado. Segundo ela, o ideal é fazer uma cobertura leve, com concentração menor de pigmento para que não tenha o risco de mudar a cor depois. A técnica foi testada recentemente pela atriz Deborah Secco, que compartilhou o sucesso do resultado nas redes sociais.

“Se a olheira ficar mais forte com o passar do tempo e a pigmentação for mais translúcida. Aí tem que pigmentar novamente”, comenta Sue.

Riscos e alternativas

Isso também porque um dos principais riscos da técnica é ser irreversível, como alerta o médico Gilvan Ferreira Alves, mestre em Dermatologia pela Universidade de Londres e diretor da Clínica AEPIT: “Isso é o mais importante, porque o laser não remove esse tipo de pigmento, por ser muito claro. O que acontece quando as pessoas vão tentar tirar com laser e que oxida e acaba ficando com uma coloração alaranjada, pior ainda”, esclarece.

Por isso, na hora de escolher o profissional, Sue Machado, que já estuda e atua há anos na área, indica muita pesquisa sobre o trabalho, experiência, formação e resultados. “Pode manchar se ele for feito de forma errada e esteticamente não fica legal”, ressalta.

Alguns fatores como bronzeamento da pele e alterações na cor do rosto com o passar dos anos, o que é natural em qualquer pessoa, podem fazer com que o resultado seja melhor ou não, variando a partir do tipo de pele de cada um. O dermatologista Gilvan Ferreira reforça que a questão das olheiras é, na maioria das vezes, genética, mas há tratamentos.

Os mais frequentes e indicados por ele são aqueles com cremes com ativos clareadores, como hidroquinona, além da vitamina C e do ácido hialurônico, que se tornaram queridinhos dos dermatologistas e apaixonados por skincare. O peeling químico de baixa concentração e laser também são alternativas eficientes porque estimulam a produção de colágeno na região.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.