Sabe aquele turista que diz que em Brasília “não tem nada para fazer”? Pois bem, agora eles vão precisar criar outra desculpa para não desbravar o Planalto Central. Isso porque o B Hotel lançou, em comemoração aos 63 anos da capital federal, o Mapa Afetivo, um projeto que cria roteiros e indicações de passeios para, em especial, hóspedes que visitam a cidade para negócios ou mesmo política.
O lançamento do projeto reuniu jornalistas e influenciadores de todo o Brasil, incluindo o GPS, com uma verdadeira imersão sobre experiências turísticas, culturais, históricas e gastronômicas, com foco no que o Distrito Federal e região possam oferecer de melhor.
Com a curadoria do Experimente Brasília, uma das plataformas que conhece a cidade como poucas, o guia elenca restaurantes chancelados pela exigente equipe do hotel, além de passeios turísticos, cívicos, históricos e até mesmo parques e opções de lazer, como indicações para drinks relaxantes.
“Criamos um mapa com experiências exclusivas e endereços incríveis para que visitantes e moradores possam vivenciar a Brasília, patrimônio mundial e criativa, de forma íntima e fascinante, como toda cidade merece ser desfrutada. Meu trabalho é revelar a alma apaixonante dos lugares por meio do design de experiências e cartografias afetivas em destinos brasileiros”, explica Patrícia Herzog, diretora do Experimente Brasília.
Idealização
O projeto foi idealizado por Alfredo Stefani Neto, diretor-geral do B Hotel, que é de fora, mas que se apaixonou quando realmente conheceu o que Brasília tem a oferecer. A ideia é que essa experiência vivida por ele seja oferecida também aos hóspedes, por meio de roteiros criados exclusivamente a depender da vontade de cada um.
“A gente quer mostrar justamente essa outra Brasília, que é a Brasília da qualidade de vida, a Brasília dos parques, a Brasília da cultura, da arte, da arquitetura, do urbanismo e por aí a fora“, disse.
Segundo ele, em princípio o mapa será produzido somente no formato impresso e será disponibilizado juntamente como as experiências, opcionalmente, contendo a indicação de roteiros de 3 a 6 horas.
“No futuro podemos expandir o conteúdo, com versões para estimular uma permanência maior do público na cidade, voltadas também aos visitantes estrangeiros”, afirmou.
Roteiros
Além consultoria para os passeios do Mapa Afetivo, o B Hotel disponibilizará, ainda, estrutura para que o hóspede consiga ter uma experiência de excelência. Os funcionários têm uma lista de possíveis prestadores de serviços, como motoristas particulares, vans, guias de turismo e até a possibilidade de fazer a reserva em algum restaurante indicado, por exemplo.
“Nosso objetivo é fazer com que o visitante aproveite o tempo na cidade e, quem sabe, até convencê-lo a dar uma esticada para conhecer lugares incríveis que a cidade tem a oferecer”, emendou Stefani.
Projetado pelo renomado arquiteto Isay Weinfeld, o B Hotel se tornou uma referência no Eixo Monumental. O estabelecimento tem 302 acomodações, incluindo uma suíte presidencial frequentemente ocupada por personalidades da política internacional e do mundo dos negócios.