GPS Brasília comscore

Mantenha a sua saúde profissional e evite um burnout

Pesquisa revela que oito em cada dez pessoas passam pelo esgotamento mental

Compartilhe:

Como anda a sua vida **profissional**? Você se sente **saudável** em relação ao seu **emprego**? Um assunto muito discutido recentemente é a _saúde mental_. É verdade que um ser humano passa grande parte da sua vida trabalhando, e que se não tomar cuidado pode atingir um alto nível de estresse por conta do trabalho.

Recentemente foi divulgada uma pesquisa que diz que mais de oito em cada dez brasileiros entrevistados estão com burnout (esgotamento por trabalho). A conclusão é de um teste feito mês passado com 2.100 pessoas, para avaliação da condição. Quem aplicou o questionário foi a 121 Labs, empresa que atua como um laboratório de inovação em experiência do consumidor.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Unsplash_552fe905f3.jpeg)

As principais causas da _Síndrome de Burnout_ são o estresse crônico e a tensão emocional gerados no ambiente de trabalho por condições físicas, psicológicas e emocionais desgastantes. A doença mental está ligada ao trabalho e é derivada exclusivamente das situações que ocorrem no âmbito profissional.

Uma medida preventiva para evitar o Burnout é aliar o alto desempenho à qualidade de
vida. Conseguir conciliar o trabalho com a vida pessoal pode trazer bem-estar e melhorar o desempenho profissional.

_Como evitar um bornout:_

**Administre seu tempo e seus recursos**

Crie tempo para a sua saúde. Ter uma rotina de exercícios regulares, um grupo com algum esporte. Qualquer coisa que movimente o corpo e traga serotonina (hormônio da felicidade) é bem vinda. Em síntese, uma poderosa ferramenta é traçar um planejamento de vida, seja pessoal ou profissional, definindo claramente as metas e em quanto tempo se quer alcançar. Encontre atividades que relaxam (ouvir uma música, dançar, assistir um filme
com pipoca, cozinhar…);

**Peça ajuda**

Consultas regulares com profissionais da saúde mental, como psicólogos, terapeutas, analistas, podem ser uma grande válvula de escape e o encontro para soluções que você pode encontrar sozinho.

**Arranje tempo para se divertir, estar com a família e amigos**

Estar cercado de pessoas que possuem um carinho e afeto, trazem conforto e sensação de acolhimento. Saber que a vida é mais do que trabalho é importante! Uma vida social ativa pode trazer momentos de diversão e relaxamento.