Lojistas que garantiram espaço no Manhattan Shopping participaram da entrega simbólica das chaves na manhã deste sábado (24). Com inauguração prevista para 1° de novembro deste ano, o evento marca a contagem regressiva para a abertura do mais moderno centro de compras de Águas Claras, em mais um investimento da PaulOOctavio na cidade.
Coube ao superintendente do Manhattan Shopping, João Marcos Mesquita, abrir a solenidade. “Vivemos um momento muito especial no Manhattan Shopping, com a entrega das chaves e o início das obras de cada loja. Damos um passo concreto de um grande sonho, o nascimento de um novo centro de experiências, negócios, conexões na nossa cidade. Mais do que tijolos, estamos construindo aqui uma história de parcerias, confiança e visão de futuro”, disse.
É impossível não destacar e valorizar a importância de todos os lojistas que acreditaram no nosso projeto desde o início. Cada contrato assinado, cada projeto aprovado, cada obra iniciada carrega a força de quem escolheu sonhar junto. Esse momento não é apenas o começo das obras, é o começo de um sonho. O Manhattan Shopping foi idealizado para ser mais que um shopping. Será um espaço vivo, pulsante, feito para inspirar, acolher e surpreender”, completou.
Já Geraldo Mello, diretor da PO Shoppings, lembrou a trajetória deste segmento nas Organizações PaulOOctavio, que surgiu em 1997 com a inauguração do Brasilia Shopping, e a construção posterior do Taguatinga Shopping, o Terraço Shopping, o JK Shopping e o Iguatemi.
Estamos aqui com nossa nova joia, o Manhattan Shopping. Nossos shoppings contam com mais de mil operações, que no ano de 2024 faturaram R$ 3,5 bilhões. O Manhattan Shopping está destinado a ter esse sucesso, pois conta com conceito sofisticado e elegante, torre de escritórios, torre residencial e hotel que vai se chamar Soho. Nosso mix será muito completo com operações diversas de todos os segmentos”, avaliou.
Engenheiro chefe da obra, João Herman destacou que este foi o terceiro shopping que construiu no grupo. “As Organizações PaulOOctavio são donas da maioria dos shoppings aqui de Brasília, e vocês podem perceber que a gente está fazendo um acabamento diferenciado. É um shopping que vai engrandecer a cidade. Agora a gente está passando o navio para vocês entrarem aqui e embelezarem ele. E a gente faz a parte de fora”, acrescentou.

Paulo Octávio falou de otimismo e parceria com os lojistas em seu discurso
Em seu discurso, o empresário Paulo Octávio preferiu destacar a parceria que procura ter com os lojistas em seus empreendimentos. “Nós estamos trabalhando há muito tempo e em todos os momentos o que foi importante é essa parceria no correr dos anos, mesmo com dificuldades como o enfrentamento da covid. Mas sou otimista, acredito em Brasília e no crescimento do comércio da cidade”, afirmou.
Brasília se coloca como um entreposto comercial de toda a Região Centro-Oeste. É uma cidade referência, não mais aquela cidade em que as pessoas tinham que ir a São Paulo ou ao Rio de Janeiro para comprar. Hoje, todo mundo faz compras em Brasília. E o que nós queremos é que também as outras cidades vizinhas venham fazer compras em Brasília. Acho importante pela geração de empregos, pelo aquecimento da economia e pelo futuro”, completou.
Ele também confirmou que começará a construção de um shopping em Planaltina. “Nós temos planos realmente ousados. A gente quer estar em Planaltina, cidade que foi muito abandonada. A gente fez uma pesquisa junto à população, para saber o que querem na cidade. A grande maioria quer um shopping, porque a população entende que se quiser ir ao cinema tem que andar 50 quilômetros para assistir um filme. Isso é um fato importante, por isso vamos investir lá”, contou.
Depois, queremos ir para Samambaia, também uma cidade que está crescendo muito. Nosso papel é o de desenvolver as cidades. E é importante essa parceria com os lojistas, porque sem vocês não existe shopping. Este tipo de empreendimento é sinergia e parceria o tempo todo, senão é impossível de tocar”, disse.
A inauguração do Manhattan Shopping em novembro, segundo o empresário, permitirá que, no Natal deste ano, as famílias da região possam ter um empreendimento de envergadura para suas compras. “E que Deus permita também que a gente inaugure um hotel, até fevereiro, acoplado ao shopping, que vai mudar a configuração turística de Águas Claras. Quem vier à cidade não vai mais precisar se hospedar nos hotéis do centro. A gente vai fazer um cinco estrelas aqui”, acrescentou.

Leonardo Ávila, Paulo Octávio e Sebastião Abritta, na entrega das chaves no Manhattan Shopping
Evento contou com autoridades e dirigentes classistas
O administrador de Águas Claras, Gilvando Galdino, elogiou a boa relação entre iniciativa privada e Estado, que permitiu que o Manhattan Shopping virasse realidade. “Esse tipo de aliança leva a nação ao progresso. Águas Claras tem essa visão formada de se parecer com Manhattan, mas quando assumi a administração, disse que ela se parecia com várias cidades do mundo, como Dubai, também se tornando uma cidade de grandes negócios“, disse.
Quero colocar a administração à disposição, naquilo que for necessário, para que a inauguração desse shopping seja um sucesso. Em nome do governador do Ibaneis Rocha e de todos os moradores de Águas Claras, quero agradecer ao Paulo Octávio pelo empreendimento e por escolher Águas Claras e fazer dessa cidade também a sua casa”, finalizou.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Sebastião Abritta, elogiou a infraestrutura do Manhattan Shopping. “O Paulo falou que espera umas lojas maravilhosas aqui. Eu não espero nada diferente, ainda mais com essas logomarcas que estou vendo. Só temos lojista de ponta, e não vai ser diferente da estrutura do shopping”, ressaltou.
Esses varejistas vão investir pesado, eu avalizo todos eles. Nós, do Sindivarejista, estamos à disposição para ser um facilitador na geração de emprego e renda. E parabéns, Paulo, a você a toda essa equipe. Esse investimento mostra que você é um empreendedor nato em Brasilia”, cconcluiu.
Para Leonardo Ávila, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF), o shopping vai ter muito sucesso. “A qualidade de vida é o que a gente busca para o futuro, e certamente esse shopping vai melhorar muito Águas Claras e regiões adjacentes, que vão frequentar esse shopping”, analisou.
Estive aqui na pedra fundamental e lembro que, após o início das obras, moradores reclamaram, pois toda obra traz transtornos. Agora, depois de ver um shopping pronto ao lado de suas casas, imagina a qualidade de vida e o quanto valorizou a região no entorno”, concluiu Ávila, que também atua na construção civil da capital.
Marcas confirmadas
A entrega simbólica das chaves foi feita a representantes de marcas como Reserva, Santa Lolla, Kopenhagen, Live!, Elegance, Camicado, Youcom, Prayas, Natura, Avanzzo, Jorge Bischoff, Shopping dos Cosméticos, Bio Mundo, Talk, Mob, CVC e Bacio di Latte, entre outras.
O empreendimento terá ainda um espaço gastronômico inédito: o Manhattan Taste, com várias operações confirmadas. Entre elas, a primeira unidade do Açougue do Berg em um shopping center, com foco em cortes nobres e produtos artesanais, e a Fratello Uno, reconhecida pela excelência em pizzas.