_Grande perda para o esporte brasileiro!_ Nesta madrugada, 16, **Maria Isabel Barroso Salgado**, um dos maiores **ícones do vôlei do Brasil**, morreu aos 62 anos. A ex-ponteira foi acometida pela _Síndrome Aguda Respiratória do Adulto_ (SARA), uma condição rara. Isabel chegou a ser internada no **Hospital Sírio-Libanês**. A família e o hospital ainda não se manifestaram.
![(Foto: Reprodução/SporTV)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/isabel_2623da6384.webp)
>”Fiz um call com ela na segunda-feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda à noite foi dormir passando mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, conta a produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte Pela Democracia.
_Carioca da gema_, Isabel começou a carreira nas categorias de base do **Flamengo**. Com 16 anos, já era **titular** do clube rubro-negro. Pouco tempo após a chegada na seleção brasileira, ela levou o Brasil aos **Jogos Olímpicos de Moscou**, em 1980, e de **Los Angeles**, em 1984. Entre tantas vitórias e momentos marcantes, ela foi medalhista de bronze nos **Jogos Pan-Americanos** de 1979, em San Juan, Porto Rico.
![Foto: Cortesia/Flamengo)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/flamengo_7_c7cdec85cf.webp)
Além disso, foi a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar em uma **liga estrangeira**, na Itália, em 1980, no Modena, quando viajou para a Europa com sua filha Pilar, recém-nascida.
Na última segunda-feira, 14, ela havia sido anunciada como integrante do **grupo técnico de esportes** para a transição de governo do presidente **Lula**, que assumirá o País em janeiro.
Isabel deixa cinco filhos e cinco netos.