GPS Brasília comscore

Mais do que prazer, saúde! Sexo, libido e maioridade

Quando se fala em **sexo**, é bem provável que muitas pessoas façam a conexão com a **juventude**, quando os **hormônios** estão em ebulição no corpo humano. Falar de sexo na **maturidade** pode, muitas vezes, ser visto como um **tabu** ou até mesmo um **mito**. Muitos filhos, com certeza, não devem nem imaginar o que seus pais fazem quando a porta do quarto se fecha e as luzes se apagam.

Há poucos dias, **Suzana Vieira**, de 80 anos, falou em um programa de TV que nunca perdeu o **interesse** por sexo. A declaração chamou a atenção para uma conversa geral sobre a **manutenção** da vida sexual ativa na maturidade. Afinal, além do prazer, sexo é sobre **saúde**.

Por outro lado, há quem perca o **desejo** depois de uma certa idade. **Especialistas** afirmam que para manter a **libido** em alta é fundamental envelhecer com saúde, uma vez que doenças e alterações **hormonais** podem comprometer o querer.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_cf3ac517e8.jpg)

._“Depressão, diabetes, síndromes metabólicas (aumento de colesterol, triglicerídeos e glicose), parkinson, doenças neurodegenerativas, alterações hormonais e lúpus podem afetar a libido”, destaca a geriatra que atua com medicina integrativa, Márcia Umbelino._

Insônia, estresse, fadiga crônica, abuso de álcool, uso de drogas, tratamentos oncológicos e alterações na tireoide também são fatores que costumam **interferir na libido**, de acordo com médicos. Márcia Umbelino ressalta que costuma indicar **suplementação** para melhorar a produção de **testosterona** de forma endócrina (pelo próprio organismo).

Além disso, a **criatividade** é a chave para driblar as **limitações biológicas** da idade. A psicóloca Flávia Freitas destaca que alguns tabus rondam o sexo na terceira idade, mas com as atitudes certas, é possível ter uma vida sexual plena. _“É preciso aceitar as mudanças físicas e ter criatividade a respeito delas. Isto significa esquecer o desempenho do jovem e buscar novas formas de contato íntimo e de satisfação sexual. Tirar o foco da penetração e aprender a estimular e receber estímulo em outras áreas do corpo pode ser o caminho”_, aconselha.

![(Foto: Reprodução/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_f92df18a78.jpg)

A ginecologista especialista em sexualidade, Nathalie Raibolt, explica que, nessa fase da vida, é preciso ampliar o **contato** com o **corpo todo**, pois a excitação, a ereção e a lubrificação podem **demorar** mais para acontecer.

>_“Experimentar acessórios e produtos eróticos, uma camisinha diferente, lubrificantes com sabor e aroma e brinquedos sexuais também são opções. É uma fase para explorar a criatividade, estimulando o prazer físico e a excitação psicológica também”, comenta a médica._

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.