O último domingo (13) foi atípico em Brasília. Mais de vinte mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional e em meio aos Ministérios, para um momento histórico – e não, não era nenhuma manifestação política ou reivindicação da população. Na verdade, o público estava ansioso para vivenciar a primeira etapa do Skate Street League (SLS) na capital federal, que trouxe à cidade nomes como a medalhista olímpica Rayssa Leal e o campeão mundial Felipe Gustavo.
Eles foram os vencedores das duas categorias disputadas: Rayssa somou 21.8 pontos na final, garantindo as melhores manobras entre as outras cinco competidoras mulheres. “É sempre bom competir no Brasil, a torcida brasileira é outro nível, é a que mais anima. Tudo isso faz muita diferença para a gente que está aqui do outro lado, competindo”, conta ao GPS|Brasília. “É muito legal competir na capital do Brasil, é mais uma história sendo construída para o skate e para o nosso País também”, diz.

Rayssa Leal
Já na categoria masculina, quem conquistou o topo do pódio foi o brasiliense Felipe Gustavo, com 27.1 pontos, superando os oito atletas com quem dividiu a pista. O dia tornou-se ainda mais especial quando, após levantar o troféu de campeão, Gustavo e sua esposa, Camilla Cabral, descobriram, junto com todo o público presente, que estão à espera de uma menina, a primeira filha do casal.

Pódio: Felipe Gustavo em primeiro; Giovanni Vianna em segundo; e Gabryel Aguilar, em terceiro | Foto: Ana Carolina/SETUR-DF
Ver essa foto no Instagram
Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, que foi um dos apoiadores do projeto, a etapa em Brasília consolidou a cidade como referência no cenário mundial do skate. “É uma enorme alegria ver um talento da casa, como o Felipe Gustavo, subir no topo do pódio diante da sua torcida. Parabéns, Felipe. Você enche Brasília de orgulho. E não posso deixar de parabenizar também a Rayssa Leal, que brilhou mais uma vez e conquistou o título na categoria feminina, mostrando porque é um dos maiores nomes do skate mundial”, declara.
“Apoiar um evento do porte do SLS Brasília é reafirmar o compromisso da capital com o turismo de impacto, a promoção do esporte e a valorização da juventude. Estamos orgulhosos de receber atletas e fãs do mundo inteiro, mostrando que nossa cidade está pronta para grandes experiências esportivas e culturais, integradas ao desenvolvimento sustentável do turismo”, destaca.

Cristiano Araújo
A paixão do brasiliense pela modalidade também impressionou Karen Jonz, quatro vezes campeã mundial de vertical feminino e quatro vezes medalhista do X Games, que veio conferir de perto a competição. “Fiquei bem surpresa com a quantidade de fãs e pessoas que curtem skate em Brasília, o público veio em peso. É muito legal ver que o skate tem esse alcance”, afirma.

Karen Jonz
Além da etapa inédita em Brasília, o País sediará, pelo terceiro ano consecutivo, a final do Circuito Mundial, o SLS Super Crown World Championship, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de dezembro em São Paulo. Esta será a primeira vez que o Brasil receberá duas etapas do campeonato no mesmo ano.
Criado em 2010, o Street League Skateboarding tem como proposta transformar o skate de rua em uma plataforma de alcance mundial, ao reunir skatistas, marcas e comunidades em torno do esporte.
Confira os cliques da etapa do SLS em Brasília, pelas lentes da fotógrafa Rayra Paiva: