A **Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)** informou hoje (28) que mais de 718 mil passagens aéreas para o Brasil já foram compradas, em países estrangeiros, para o período entre **dezembro de 2022 e março de 2023**.
O **levantamento** é da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) até a segunda quinzena de outubro de 2022.
**A expectativa do órgão é que o volume ainda cresça, já que cerca de 54% das passagens internacionais para o Brasil são compradas com menos de dois meses de antecedência**. “_O verão no Brasil é, sem dúvida, o momento mais requisitado pelos turistas estrangeiros e, em 2022/23, eles voltarão em peso ao país_”, destacou o órgão, em nota.
A Embratur também divulgou dados da FowardKeys, empresa de viagens parceira do **Conselho Mundial de Viagens e Turismo**, sobre a recuperação do turismo internacional no Brasil pós-pandemia de covid-19. “_Conforme o levantamento, considerando as passagens compradas para o Brasil até o começo de outubro, os números de 2022 estão apenas 5,3% abaixo dos registrados em 2019 (antes da pandemia)_”, informou.
De acordo com a agência, com informações da Polícia Federal, **somente nos primeiros nove meses do ano, cerca de 1,8 milhão de viajantes do mundo inteiro desembarcaram no Brasil** com visto de turista ou em viagem a turismo. O número, segundo a Embratur, é mais que o dobro do registrado em todo o ano de 2021, quando 596,7 mil estrangeiros visitaram o país.