Mais de 67 toneladas de alimentos não perecíveis como arroz, feijão e macarrão foram arrecadados durante a última edição do festival Na Praia. A arrecadação dos alimentos foi realizada entre os meses de junho a setembro, por meio da chamada meia social, graças a uma parceria entre o Sesc-DF e a R2 produções.
Os alimentos foram arrecadados por meio de totens instalados nas entradas do festival. Além disso, equipes do programa Mesa Sesc Brasil ficaram responsáveis por coletar esses alimentos e fazer a distribuição dos mesmos para as instituições previamente cadastradas.
“É uma iniciativa que une entretenimento, cultura e responsabilidade social, trazendo benefícios tanto para a sociedade quanto para a indústria cultural e o setor de entretenimento, ao mesmo tempo em que contribui para combater a fome e promover a solidariedade. É fantástico”, disse o diretor regional do Sesc, Valcides Araújo.
Atualmente, o Mesa Brasil é o maior programa de rede de bancos de alimentos da América Latina, onde os alimentos são avaliados por nutricionistas, separados por peso e validade, e são posteriormente distribuídos para as instituições parceiras, que acolhem pessoas necessitadas.