GPS Brasília comscore

Mais de 5 mil prefeitos e vereadores tomam posse nesta quarta-feira (1º)

Reeleição alcança recorde histórico, e capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte mantêm titulares

Mais de cinco mil municípios de todo o Brasil realizam, nesta quarta-feira (1º), as cerimônias de posse dos prefeitos e vereadores eleitos em 2024.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pleito registrou um recorde na taxa de reeleição para prefeituras: 80,74% dos prefeitos que disputaram um novo mandato foram reconduzidos ao cargo, o maior índice desde que a reeleição foi introduzida no país, em 1997.

Das 26 capitais estaduais, 15 prefeitos reeleitos ou já no cargo conquistaram a vitória. Em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) inicia seu primeiro mandato completo como prefeito. Ele venceu a disputa contra Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno com uma diferença de quase 20 pontos percentuais. 

No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) foi reeleito no primeiro turno com 60,47% dos votos, o dobro do segundo colocado, o deputado Alexandre Ramagem (PL). Este será o quarto mandato seguido de Paes à frente da capital fluminense. Ele já ocupou a sede do poder municipal em outras oportunidades.

Já em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) foi reeleito mesmo enfrentando problemas de saúde durante a campanha. Diagnosticado com um linfoma no segundo semestre de 2024, Noman concluiu o tratamento em outubro e reassumiu as atividades administrativas ainda em dezembro.

Em alguns municípios, contudo, o comando das prefeituras ainda depende de decisões judiciais. Em Goiânia, o prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil) e sua vice, Cláudia Lira (Avante), assumem os cargos mesmo com a cassação de suas candidaturas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) também foi declarado inelegível por suposto abuso de poder político no apoio a Mabel. Apesar disso, recursos apresentados à Justiça Eleitoral suspenderam temporariamente a decisão. Se a condenação for mantida, Goiânia poderá ter novas eleições.

Eleições municipais

As eleições de 2024 fortaleceram o cenário político de grupos de direita e centro-direita em diversas regiões do país, como o Partido Social Democrático (PSD), com o maior número de prefeitos eleitos do Brasil. O avanço pode influenciar as próximas eleições gerais, previstas para 2026, com impactos na escolha de governadores, deputados e até na disputa presidencial.

Controlar prefeituras é visto como uma vantagem estratégica. Além de fortalecer alianças, os prefeitos detêm influência sobre a máquina pública local, um fator determinante em campanhas eleitorais.

 

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.