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Mais de 5 mil agências dos Correios iniciam atendimento presencial a aposentados vítimas de fraudes no INSS

Segundo o INSS, o atendimento será gratuito, seguro e realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida a aposentados e pensionistas

A partir desta sexta-feira (30), mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país passam a oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Previdência Social e os Correios e busca atender, com mais acolhimento, quem enfrenta dificuldades nos canais digitais ou na central telefônica 135.

Segundo o INSS, o atendimento será gratuito, seguro e realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida a aposentados e pensionistas nas unidades que utilizam sistemas de gestão de filas ou possuem guichês exclusivos.

O que será possível fazer nas agências dos Correios

Nas unidades habilitadas, o beneficiário poderá:

Consultar se houve algum desconto em seu benefício;

Contestar descontos não autorizados;

Confirmar a autorização de algum desconto;

Acompanhar o resultado da contestação (disponível em até 15 dias úteis);

Analisar e contestar documentos apresentados por associações;

Imprimir o protocolo de atendimento, com orientações para acompanhar o processo via central 135 ou pelo aplicativo/site Meu INSS.

Documentos necessários

Para ser atendido, é preciso apresentar um documento oficial de identificação com foto. Não é necessário levar contracheque, extrato bancário ou comprovante de inscrição no INSS.

E quem não pode ir pessoalmente?

O atendimento pode ser realizado por um representante legal, desde que apresente procuração autenticada. Nesses casos, o acesso às informações será restrito à consulta — sem possibilidade de alterações no cadastro do beneficiário.

Atendimento contínuo e seguro

De acordo com o INSS, o atendimento não tem prazo final: será contínuo, sem necessidade de correr para ser atendido nos primeiros dias. As informações serão tratadas em uma plataforma específica, independente da base de dados principal da Previdência, o que garante maior segurança aos dados dos segurados.

Cidades sem agência habilitada

Para os beneficiários que vivem em locais sem uma agência habilitada ou muito distantes de uma unidade dos Correios, o governo federal promete implementar ações itinerantes, busca ativa e mutirões de atendimento.

Como saber onde ir?

A lista completa de agências participantes pode ser consultada no site dos Correios. Quem tiver dificuldade pode entrar em contato com a central 135 para obter orientação.

Atenção aos golpes

O INSS reforça que ninguém está autorizado a fazer visitas domiciliares em nome da autarquia ou dos Correios. Todo o atendimento é realizado exclusivamente por canais oficiais. Caso alguém apareça em sua residência oferecendo ajuda em nome do INSS ou dos Correios, desconfie e denuncie: trata-se de golpe.

Ressarcimento até o fim do ano

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, afirmou que a expectativa do governo é concluir todos os ressarcimentos até 31 de dezembro deste ano.

Para mais informações:

Central 135 (ligação gratuita de telefone fixo)

Aplicativo e site: Meu INSS

Site dos Correios: www.correios.com.br

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